Quem passar pela Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a rua 13 de Maio, na manhã deste domingo (7), vai se deparar com uma cena provocante. Integrantes do CTG Farroupilha devidamente pilchados, com suas cuias e gaitas, vão assar um carneiro inteiro no calçamento da avenida, tudo para divulgar a 4ª Festa do Cordeiro, que acontecerá no Dia das Mães, 14 de maio.
“Já é uma tradição o CTG Farroupilha trazer para a avenida uma amostra do que servimos em nossas festas, e a reação do público é muito boa. Em março tivemos a Festa do Leitão no Rolete e assamos um leitão na Avenida, foi uma situação divertida, chama a atenção das pessoas, todo mundo quer tirar foto e alguns até pediam pra provar um pedaço, mas isso não dá pra fazer, assim na rua”, diz a diretora social do CTG, Sirlei Golin.
A 4ª Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha será uma edição especialmente dedicada a homenagear as “guapas patroas campeiras”, as mães, que vão ganhar brindes e muitos mimos durante toda a programação. A Festa do Cordeiro integra o Calendário de Eventos de Campo Grande e tem sido sucesso de público desde sua primeira edição, em 2014. Para este ano a intenção é melhorar o que for preciso, porém mantendo intocável a estrela da festa – os pratos à base de cordeiro.
“Já reservamos 24 cordeiros da raça Dorper, especial para corte, com no máximo cinco meses de idade, que é até quando a carne tem a textura e o sabor diferenciado”, anuncia o patrão do CTG, Jânio Golin. A atração principal é o cordeiro assado inteiro, no estilo uruguaio, mas quando a mesa é posta outro prato à base da carne tem feito muito sucesso: o cordeiro no tacho, cozido lentamente sobre brasas em um buraco, misturado a frutas e legumes.
O preparo do Cordeiro no Tacho começa no sábado pela manhã. A carne é picada em pedaços médios, temperada com alecrim, sal, pimenta e outras especiarias, e vai para os recipientes em que é coberta por maçãs, cebolas, batatas e cenouras. Em seguida, os tachos são acomodados no fundo de uma vala com 4,5 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1 metro de profundidade, onde se formou uma camada espessa de brasas após horas de fogo. O buraco é tampado por folhas de zinco e recoberto de terra e nesse ambiente os tachos permanecem por oito horas.
Já o churrasco de cordeiro tem uma receita mais simples, porém nada fácil. Os segredos começam no preparo das carcaças, ensina o vice-patrão Osmar Christofari, um dos responsáveis pela churrasqueira. É preciso extrair as glândulas que podem impregnar a carne. “Sem essas glândulas e com o tempero apropriado a carne de cordeiro apresenta um odor delicado e sabor levemente adocicado, ideal para crianças e mulheres, que normalmente são mais exigentes”, afirma.
O assado do cordeiro segue a tradição do modelo uruguaio. As carcaças são espetadas inteiras e dispostas em pé, ao redor de um fogo de chão, e vão assando levemente desde às 6h da manhã. Quando chega o meio-dia o churrasco está no ponto perfeito.
Todos os acompanhamentos de um bom almoço gaúcho compõem a farta mesa da Festa do Cordeiro, como arroz, farofa, saladas, mandioca. Quem não gosta mesmo de cordeiro não fica sem opção, terá frango assado no capricho. No bar, vinho, cerveja, refrigerantes e água e ainda haverá doces variados pra sobremesa. Abrilhantam a festa apresentações artísticas dos grupos de dança do CTG e o baile com o Grupo Rancho Grande que se estende por toda a tarde. Durante a programação serão sorteados vários brindes entre as mães presentes.
O ingresso para a 4ª Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha pode ser adquirido por R$ 40,00 nestes pontos de venda: Gráfica Nova Print, Rua Pedro Celestino, 1927 – Telefone: (67) 3022-6868; e rua Jeribá, 325, sala 3, Telefone: 7705-7345; Panificadora Pão Moreno, na Av. Eduardo Elias Zahran, 1668 – Telefone: (67) 3341-5148; Pantanal Piscinas, Av. Ceará, 1700 – Telefone: (67) 3326-1733; Escapamentos Pampa, Av. Bandeirantes, 2351 – Telefone: (67) 3331-4008; Chaves e Carimbos Moreira, Av. Júlio de Castilho, 29 – Telefone: (67) 99982-4726; Drogaria Alvorada, Av. Afonso Pena, 2326 – Telefone: (67) 2106-5050.
Criança até 7 anos não paga e dos 7 aos 12 paga meia.
O CTG Farroupilha está localizado na Avenida Ernesto Geisel, 930, bairro Monte Castelo, após o viaduto da Mascarenhas de Moraes.