Mais de 15 mil pessoas passaram pela Fundação MS durante o Showtec 2018, realizado em Maracaju de 17 a 19 de janeiro. O Showtec é considerado uma das maiores feiras de difusão de tecnologias da agricultura e pecuária do Brasil. Foram três dias de programação intensa, com grande participação de produtores, profissionais da área e investidores do agronegócio. O Showtec 2019 já tem data marcada e deverá acontecer de 16 a 18 de janeiro do ano que vem.
O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, comemora o sucesso da feira e o resultado obtido nos três dias de evento. “Chegamos ao final do Showtec e a gente acredita que tenha sido um sucesso absoluto de público. As empresas também saem da feira extremamente satisfeitas por terem demonstrado seus produtos e suas inovações”, afirmou. “Para 2019, espero que a gente consiga cada vez mais evoluir neste evento importantíssimo para a agropecuária sul-mato-grossense”, concluiu.
O Showtec 2018 abriu oficialmente o calendário nacional de eventos do agronegócio com a missão de levar novas tecnologias para o campo, além de proporcionar ao produtor rural novos conhecimentos por meio de uma programação técnica rica em palestras e exposições de novos materiais.
Mais de 120 estandes ofereceram produtos e serviços para melhorar a eficiência e segurança no campo. A certificação de compensação de Carbono, por meio do plantio de 350 árvores, foi uma das novidades desta edição. Na prática, as emissões de carbono geradas pela produção do evento serão anuladas com o plantio de árvores nativas na serra da Bodoquena.
De acordo com a Fundação MS, o produtor rural também vem fazendo este trabalho quando utiliza o sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária, onde os sistemas integrados realizam a fixação do carbono. Desta forma, o produtor que utiliza técnicas modernas de plantio direto e pratica uma agricultura eficiente trabalha também na preservação do meio ambiente.