Vai começar o Festival da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul – Dança de Salão 2020. Casais de 20 municípios estão prontos para a disputa virtual, organizada pela Fundesporte. A primeira fase tem início nesta segunda-feira (16) e contará com júri popular. As apresentações serão disponibilizadas na página oficial da Fundação no Facebook e no YouTube.
A escolha da dança de salão deu-se por ser uma modalidade que pode ser desenvolvida em âmbito domiciliar, evitando aglomerações. A modalidade também faz parte dos tradicionais Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul, criados em 2017, e migrados neste ano ao formato on-line.
“A Fundesporte teve de se reinventar nesse período de pandemia e não poderíamos deixar de organizar um evento direcionado à população idosa, proporcionando qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.
COMO FUNCIONA
Na primeira fase, cada interlocutor municipal enviou à organização um vídeo da apresentação do casal, no estilo Forró. A apresentação tem duração de três minutos. Para a escolha dos melhores vídeos será utilizada votação popular, em enquete nas redes sociais da Fundesporte. Os vídeos serão postados no YouTube e Facebook, sempre às 8 horas, de 16 a 20 de novembro.
Já a semifinal terá como ritmo a valsa. As apresentações serão ao vivo e disponibilizadas no YouTube. Nesta fase, cada casal será avaliado por cinco membros do júri técnico e popular.
A final, com seis duplas, também será ao vivo e terá como gênero musical o Chamamé. O formato de avaliação será o mesmo da semifinal. O júri técnico vai avaliar o ritmo, sincronismo, criatividade e expressão. Os três primeiros casais receberão troféu e todos os participantes vão ganhar placa de homenagem.