Com o mote ‘Tecnologia inspira negócios’, na sede do Sebrae na Capital, a Feira do Empreendedor MS 2018 traz aos participantes o conhecimento necessário para entender a Revolução 4.0, momento histórico em que tecnologias inteligentes e interligadas potencializam o trabalho do ser humano e o mundo dos negócios.
Ao todo, serão realizados de 16 a 18 de agosto, na instituição de apoio aos pequenos negócios (Av. Mato Grosso 1661), mais de 40 eventos paralelos, entre palestras, consultorias, oficinas, workshops e painéis de discussão com nomes de referência em inovação e tecnologia.
Segundo Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS, a ideia é mostrar ferramentas e tendências adequadas à realidade tanto de pequenos negócios tradicionais, quanto de empresas de base tecnológica.
“O cliente mudou. Quem nunca agendou ou fez um pedido via aplicativos ou rede social? O modelo de se atender este consumidor tem se transformado e é preciso criar um relacionamento melhor com todos. Por isso, queremos conectar os pequenos negócios, tanto urbanos quanto rurais, ao que existe hoje de técnicas, tecnologias e visão de futuro”, destaca.
Edison Araújo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e da Fecomércio-MS, afirma que muitos proprietários de pequenas empresas ainda não estão ávidos pelo uso de novas tecnologias que ajudam a organizar a informação do dia a dia e a operacionalizar os seus negócios. “As pessoas precisam entender que é o momento de voltar aos estudos, entender as mudanças e levá-las para a rotina da empresa”, enfatiza.
Para a deputada federal Tereza Cristina, é justamente a mudança de paradigmas, inclusive na Educação, assim como a qualificação profissional, que vai acelerar o processo de inovação no Brasil. “Se a gente não tiver eventos como esse, ficaremos para trás. A Feira traz os cursos, o conteúdo e a conscientização necessária. É uma ação muito apropriada e na hora certa”.
São destaques durante a Feira do Empreendedor MS nomes como: Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, líder em soluções para vídeos online na América Latina; Walter Longo, membro do Conselho Consultivo da Cacau Show e do Comitê Digital do Hospital Albert Einstein; Gil Giardelli, membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro); Tallis Gomes, um dos fundadores da Easy Taxi; Luis Justo, CEO do Rock in Rio; além da Monja Coen, do empresário e investidor-anjo Allan Costa, e da apresentadora de TV Maria Prata.
Durante três dias, expositores colocarão à mostra soluções para e-commerce, impressão 3D, softwares e outros produtos tecnológicos e digitais. O evento também contará com Simulador de Negócios; imersão em Realidade Virtual com dicas e modelos de negócios para diversos segmentos; Rodada de Negócios Virtual; Batalha de robôs e drones; Campus Day; dentre outros espaços temáticos, como a Fazenda Inteligente; Indústria Automatizada; Loja “Varejo do Futuro”, assim como o “Digitalize sua Empresa”, voltado a ensinar boas práticas para redes sociais e mídias digitais.
Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), secretário Jaime Verruck, o Governo do Estado apoia a Feira do Empreendedor devido à importância dos pequenos negócios para a economia, já que hoje 92% das empresas de MS são microempreendedores individuais, micros e pequenas empresas. Além disso, o gestor destaca que o poder público precisa se atualizar para gerar diferencial à sociedade. “Não dá para pensar em desenvolvimento sem pensar nessa área. Nós passamos por uma grande mudança e o desafio é ter um Governo 4.0, que se adapte a essa nova realidade”, disse.
Opinião compartilhada pelo Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. “Apoiamos todos aqueles que querem trazer desenvolvimento e progresso à nossa cidade. A tecnologia avança cada vez mais na capacitação do cidadão, para que ele tenha alternativas. Nossos funcionários, os setores responsáveis pela informatização, estarão presentes neste evento”, afirma.