A Federação de Karate de Mato Grosso do Sul empossou no sábado (24) a nova diretoria 2018-2020 que, eleita mês passado, já apresentou na primeira sessão as propostas e sugestões para melhorar a Federação e filiar novos projetos e academias, além de fomentar Campeonatos Estaduais na Capital e no interior.
Para incentivar as filiações, a nova diretoria apresentou sugestões como a isenção de filiados novos, taxa única para inscrição nos estaduais e desconto de 50% para a regularização de Kyus e Dans. “Estamos propondo uma nova fase para a FKMS, estruturando as ações para que o atleta e a academia tenham orgulho de dizer que são filiados. Queremos incentivar as pessoas a fazer parte deste grupo, e para isso foram sugeridas algumas melhorias que vão desde a isenção na taxa de novos filiados até a informatização da Federação, com criação do site, cadastro digital do atleta e pagamento online de inscrições em campeonatos”, disse a diretora administrativa Bruna Caruzo, faixa preta, 3º Dan.
Com a mudança, a Federação de Karate de MS passa de 5 para 9 diretorias, além do Conselho de Mestres, e, segundo o diretor técnico de arbitragem, Cloudoardo Zanon, cursos para árbitros e técnicos vão colaborar com essa nova fase. “Faremos cursos credenciais para árbitros, professores e técnicos para melhorarmos a atuação no Circuito Estadual e Nacional e iniciaremos no próximo dia 21 de abril”, avaliou o sensei faixa preta, 5º Dan.
Cerca de 40 pessoas participaram da reunião, que contou com a presença do deputado Rinaldo Modesto. “Sabemos da importância do esporte para a sociedade e assim vamos destinar emenda parlamentar para aquisição de materiais para estruturar a Federação de MS, fazendo com que cada vez mais crianças e adultos possam conhecer, participar e praticar atividades esportivas”, pontuou.
CAMPEONATOS
Na definição, a plenária votou por 3 fases do estadual, sendo a primeira e a última em Campo Grande e a segunda em Nova Andradina. “Já temos experiência na realização de campeonatos e fico feliz por realizarmos uma fase do estadual no município”, afirmou o sensei José Roberto Ezidio, que elogiou as mudanças na Federação. “Nunca vi essas propostas pelos lugares onde passei. Vamos alavancar a Federação e ver crescer o karate no MS”, finalizou.
Já em Campo Grande, os campeonatos acontecerão no Rádio Clube Campo, parceria assinada entre a FKMS e o presidente do Rádio Clube, Renato Antônio Pereira de Souza. “Assim como a Federação de Karate de MS, nós do Rádio também estamos em uma fase de projetos olímpicos, criando todas as condições para que o Rádio Clube tenha atletas da natação com índice olímpico já para 2020 e neste sentido vamos colaborar com o crescimento da Federação de Karate”.
A Fundesporte, representada pelo professor Silvio Lobo, já analisa o pedido da FKMS na solicitação de ônibus para os campeonatos nacionais. “A nova gestão veio com energia para desenvolver o karate no MS. Assim que assumiram já protocolaram solicitação de ônibus e medalhas”, disse ele sorridente.
A primeira fase do Campeonato Estadual acontece nos dias 21 e 22 de abril, no Rádio Clube Campo, sendo sábado (21) o curso para árbitros e técnicos e domingo (22) a competição.