Famílias em situação de risco, indígenas e pequenos produtores assentados nos 79 municípios começaram a receber nesta quinta-feira (17) as remessas de 80 mil cobertores, adquiridos pelo governo estadual. A Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) deu iniciou à entrega, em ato prestigiado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e sua esposa, a primeira-dama Fátima Azambuja. As secretárias de Administração e Desburocratização, Ana Nardes, e da Sedhast, Elisa Cléia Nobre, também participaram.
A campanha “Aqueça uma Vida” é anual e responde a uma expectativa das milhares de pessoas em situação de fragilidade econômica e social. Desde 2020, devido ao cenário de pandemia, a distribuição aos municípios obedece a rigoroso cronograma e segue as normas de biossegurança. “É mais uma ação do Estado, atendendo necessidades da população”, afirmou o governador.
RECURSOS PRÓPRIOS
O Governo de Mato Grosso do Sul já entregou 410 mil cobertores para a população carente durante os últimos anos de campanha. Com recursos do Fundo de Investimento Social (FIS), a aquisição das 80 mil peças custou R$ 2 milhões 671 mil 200,00. O cobertor, de casal, é uma manta em microfibra, 100% poliéster, com medida mínima de 1,80 x 2,20 e gramatura mínima de 190 g.
A distribuição entre os municípios é proporcional ao número de famílias, de acordo com o perfil no Cadastro Único (CadÚnico). A partilha foi deliberada pelo Conselho Estadual de Assistência Social de MS (CEAS) e pactuada na Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social de MS (CIB). Para a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/MS), Rosane Moccelin, a entrega dos cobertores é de fundamental importância neste momento de pandemia.