Avanços de importância histórica e alcance extraordinário na qualificação da metodologia de ensino em Mato Grosso do Sul estão sendo dados por meio de diversas iniciativas da Secretaria Estadual de Educação. Um desses passos é a “Família e Escola”, uma ação que envolve estabelecimentos da Rede Estadual e vem obtendo resultados que animam os responsáveis pela execução das políticas publicas, como é o caso de Cecília Motta, secretária de Educação. “É uma experiência de afirmação da cidadania”, diz.
No dia 13 deste mês o encontro reuniu as 12 Escolas da Autoria com ensino médio em tempo integral para o estímulo a que as famílias participem mais ativamente da rotina escolar. “A gente acredita que educação de qualidade só é possível quando a família e a escola conseguem caminhar no mesmo rumo”, afirmou a diretora da Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, Fernanda Alves Bucallon Serafin.
Chamada “Escola da Autoria de Portas Abertas”, a ação busca o aprimoramento das relações interpessoais nos âmbitos interno e externo de toda a comunidade escolar. Além disso, apresenta e divulga para a comunidade o modelo “Escola da Autoria”. “Hoje reapresentamos a proposta da escola integral e a grade curricular, assim como aproveitamos para tirar as dúvidas dos familiares. Para a família se sentir pertencente à escola, preparamos uma feijoada beneficente, com apoio dos membros da comunidade”, explicou a diretora.
A Secretaria de Educação adotou o modelo da Escola da Escolha como uma focada na perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas. Em Mato Grosso do Sul, a Rede Estadual de Ensino conta com 12 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral.