Na manhã desta sexta-feira (11), a secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON), deflagrou em quatro municípios da região de fronteira do Estado uma ação de apoio a “Operação Parajás”, em resposta ao crime organizado que cometeu um atentado contra policiais federais em janeiro deste ano em uma estrada vicinal próxima a MS-386.
A ação está sendo realizada em Mundo Novo, Sete Quedas, Tacuru e Japorã, e tem como objetivo intensificar enfrentamento aos crimes transfronteiriços. Desde o início da Operação, foram apreendidos 1,2 milhão de maços de cigarros, 19 veículos, sendo quatro oriundos de roubos, 62 kg de maconha, 3 kg de cocaína e pasta base, além de munições.
Também foram realizadas 21 prisões e cerca de R$ 5,3 milhões em mercadorias foram retidas, de acordo com dados fornecidos pela Receita Federal. As ações estão sendo desenvolvidas na área urbana e rural dos municípios, e também no posto da Receita Federal, na divisa com o Paraná e fronteira com o Paraguai.
No total, a ação conta com mais de 150 pessoas de diversas forças de segurança como o GGIFRON, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Receita Federal e o Batalhão de Operações Especiais (Bope/MS), e o reforço de helicópteros da Receita Federal e PRF. (Assessoria)