A uma semana das eleições que vão definir o vencedor na disputa do segundo turno em Mato Grosso do Sul, a população já tem diante de si um desenho bem nítido da tendência sobre o que deve acontecer quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) conferir o resultado das urnas. Segundo os números das pesquisas registradas na Justiça Eleitoral, a preferência majoritária do eleitorado aponta para a reeleição do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que supera o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PDT) nas intenções de voto.
Desde que passou à frente nas pesquisas no primeiro turno Azambuja não perdeu a posição e vem consolidando sua vantagem. Um dos indicadores deste cenário está nos índices da Real Time Big Data. Contratada pela TV Record e feita nos dias 13 e 14 de outubro com 1,5 mil entrevistados, a pesquisa está registrada no TRE com o número MS-04015-2018. Azambuja lidera com 57% dos votos válidos, 14 pontos à frente de Odilon, que tem 43%. Os votos válidos excluem os brancos, nulos e indecisos.
Na estimulada, o governador tem 51% e Odilon 38%. No levantamento, 6% do eleitorado declaram que votarão branco ou nulo e outros 5% estão indecisos. Sobre os eleitores que tiveram outros candidatos no primeiro turno, a amostragem constatou que dos eleitores de Júnior Mochi (MDB), o terceiro colocado, 58% afirmaram preferência por Azambuja e nesse mesmo segmento 55% aprovam o governo tucano. Conforme a pesquisa, 27% ficam com Odilon. Outros 15% disseram que anularão o voto.
RANKING
Outra consulta de peso sobre as intenções de voto no Estado é a do Instituto Ranking Comunicação e Pesquisas, único a acertar na previsão de que haveria um segundo turno e com Azambuja em primeiro. Um dos critérios das consultas é aferir oscilações e tendências do eleitorado nos principais municípios.
No levantamento realizado de 9 a 12 deste mês, o instituto entrevistou 1.200 pessoas em 20 municípios: Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Amambaí, Caarapó, Naviraí, Ivinhema, Nova Andradina, Rio Brilhante, Corumbá, Miranda, Aquidauana, Anastácio, São Gabriel do Oeste, Coxim, Paranaíba, Aparecida do Tabuado e Três Lagoas. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. Os registros são MS-09417/2018 e BR-08645/2018.
Na soma exclusiva dos votos válidos – dispensando nulos, brancos e indecisos – Azambuja tem 54,75% das intenções de voto e Odilon 45,25%. Incluídos os indecisos e os votos nulos e brancos, que totalizam 11,42%, o candidato do PSDB tem 48,50% e o pedetista 40,08% na consulta estimulada.