Há muito tempo os pequenos produtores que moram no Assentamento Eldorado, em Sidrolândia, reivindicavam melhorias na estrutura do estabelecimento público de ensino naquela localidade, a Escola Estadual Paulo de Souza Firmo. Em junho do ano passado, o deputado estadual Gerson Claro (Progressista), líder do Governo na Assembleia Legislativa, entrou com uma indicação ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e à secretária de Educação, Maria Cecília da Motta, solicitando a reforma com urgência.
A solicitação descreveu como necessidades inadiáveis várias melhorias gerais, entre elas o reparo dos sistemas hidráulico e elétrico, pintura, abertura
de portas e janelas, colocação de forro e piso. “O Assentamento Eldorado é a moradia e local de produção de agricultura familiar para cerca de 700 famílias. A escola é a única opção para quem pretende cursar o ensino médio”, argumentou o deputado, que reforçou o pedido com uma emenda parlamentar.
Com um investimento de R$ 306 mil 244,59 o governador atendeu a demanda, depois de ouvir as análises sobre viabilidade técnica e econômica
apresentadas pela secretária Cecília Motta e pelo superintendente da Pasta, Paulo Malacrida. Com a garantia dos recursos, a obra foi realizada e já está à disposição da comunidade escolar e dos moradores do assentamento.
O diretor da escola, Jorge Estevão Barbosa Soares, lembra que entre as melhorias solicitadas ao governo destacam-se a reforma da sala de Tecnologia, o telamento da quadra de esportes e pequenos reparos em outras dependências. Em 2020 o estabelecimento havia matriculado 300 alunos, mas o total com os polos que a escola possui chega a 550 estudantes. Gerson Claro fez a indicação após receber um pedido dos então vereadores Kennedi Alencar e Juscelino Pereira.