Nas últimas semanas batemos recordes nos números da Covid-19 e as estatísticas deixam um alerta muito importante: é preciso se readequar e pensar coletivamente.
Mato Grosso do Sul vive um momento de medidas restritivas desde a última semana e na Capital, por exemplo, um decreto adiantou feriados municipais na tentativa de conter aglomerações e reduzir riscos de contágio. Nesse cenário a rotina dos trabalhadores também mudou e muitas empresas já vêm adotando o sistema de trabalho remoto como estratégia.
De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 80% dos gestores das empresas brasileiras aprovam o regime de trabalho remoto. O home office é uma modalidade onde basicamente o colaborador está em um ambiente fora da sua organização, no entanto, tem as mesmas responsabilidades que teria se estivesse trabalhando presencialmente.
O modelo veio para ficar e, pensando nisso, o IEL preparou dicas valiosas sobre como o profissional deve se portar em home office para otimizar resultados.
1 – COMO SE COMPORTAR?
É preciso atenção para as distrações que o conforto de casa pode propiciar, como animais de estimação, afazeres domésticos, filhos e demais familiares, que geralmente têm certa dificuldade para associar o estar em casa como descanso e atividades em conjunto. Busque um ambiente tranquilo, com foco na concentração e produtividade; Faça uma gestão do tempo; Organize atividades domésticas e atividades familiares; Tenha cuidado com a aparência, com cabelos, barba e roupas, já que é muito frequente reuniões virtuais; Tenha um local de trabalho só seu, como mesa e cadeira confortáveis, local arejado, com a luminosidade necessária e com internet de qualidade;
Na maioria das organizações tem-se uma jornada de trabalho com horários definidos, em contrapartida tem algumas com mais flexibilidade de horários, em que o colaborador tem a possibilidade de atuar nas suas horas mais produtivas, neste caso é fundamental estipular horários para que seu cérebro tenha um referencial de rotina de trabalho. Tenha horários definidos para pequenas pausas de descanso e para alimentar-se adequadamente.
3 – COMO SER MAIS PRODUTIVO?
Ser produtivo estando em home office é bastante desafiador, principalmente se o trabalhador não está habituado a esta modalidade, mas existem ferramentas e opções que podem ajudar: Ferramentas tecnológicas para mensuração e controle da produtividade; Ferramentas de gestão do tempo; Planejamento das tarefas do dia. Elenque atividades e crie um ranking de importância como, por exemplo, da mais importante até a menos importante; Busque fazer suas atividades dentro do seu horário de trabalho.