O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o curso gratuito de extensão ‘Estratégias de Ensino e Aprendizagem’, que tem como público-alvo professores da rede pública de ensino. São ofertadas 40 vagas.
Os interessados devem se inscrever pelo formulário online até 28 de fevereiro.
Segundo a coordenadora do curso, professora Gisela Suppo, o objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade das aulas desenvolvidas pelos professores participantes. Esta será a terceira turma do curso.
“Sabemos da dificuldade dos professores em encontrarem tempo para a realização de cursos de aperfeiçoamento, por isso propusemos um formato semipresencial, onde o participante terá quatro encontros presenciais no campus e as demais atividades serão desenvolvidas a distância por meio de plataforma online”, explicou.
CURSO
Tem início no dia 9 de março, com uma aula inaugural presencial, na qual também será realizada a ambientação na plataforma online utilizada. Cada encontro presencial marca o encerramento do conteúdo administrado no respectivo módulo. Os temas que serão abordados são: Módulo 1: As técnicas de ensino e suas diferentes possibilidades de aplicação; Módulo 2: O planejamento de ensino como ferramenta do trabalho docente; Módulo 3: A gamificação em sala de aula; Módulo 4: Os desafios da produção de textos científicos.
“Na primeira oferta do curso, em 2018, tivemos temas mais ligados aos recursos de ensino e aprendizagem aplicáveis diretamente em sala de aula, mas, ao final de cada turma, aplicamos questionários de avaliação nos quais perguntamos quais seriam os temas de interesse dos participantes, o que nos conduziu a escolha de novos temas”, explicou Gisela.
O curso de extensão ocorre de 9 de março a 6 de julho. Os encontros presenciais ocorrem aos sábados, no período matutino, na sede do Campus Campo Grande, localizado na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio. Para concluir o curso e receber o certificado de 40 horas, o participante deve ter alcançado nota igual ou superior a sete em cada módulo, além de ter frequência mínima de 75% nos encontros presenciais.
Para mais informações, o contato pode ser feito diretamente com a coordenadora do curso, por meio do e-mail [email protected].