Com o elevado número de infecções, internações e óbitos pela Covid-19 em Mato Grosso do Sul, a classificação dos municípios dentro do Programa de Saúde e Segurança (Prosseguir) também piorou em relação a que foi fechada no final de fevereiro. Agora são 44 municípios com a bandeira vermelha – ou situação de alerta com cenário de alto risco – e uma cidade, Campo Grande, a Capital, com bandeira cinza, cor que sinaliza a avaliação de risco extremo de contaminação.
A atualização do Programa foi divulgada esta semana e mostra que aumentou de 31 para 44 as cidades na bandeira vermelha, com a recomendação de atividades essenciais e as não essenciais de baixo risco de contaminação. São elas: Amambai, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti e Dourados.
Também com bandeira vermelha estão Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.
Na bandeira laranja, que recomenda manter somente atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, houve uma queda de 38 para 32 cidades. Entram neste cenário: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Antônio João, Bandeirantes, Bataguassu, Bataiporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Corguinho, Coronel Sapucaia, Douradina, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranhos, Rio Brilhante, Rio Verde, Sete Quedas, Sonora e Vicentina.
Na faixa amarela, considerada grau “tolerável”, houve redução de 10 para dois municípios: Jateí e Novo Horizonte do Sul. Nenhum município das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados) está na bandeira verde, o “grau baixo” de contaminação do vírus. Dos 79 municípios, apenas 39 permaneceram na mesma bandeira da atualização anterior. O Prosseguir classifica os municípios em cores, conforme o grau de risco da cidade. Assim, norteia os agentes da sociedade, sobretudo entes públicos, a tomar decisões e agir com eficácia contra os impactos da Covid-19.