A cooperativa de crédito oferece produtos bancarizados, mas é um tipo de sociedade distinta, pois é formada por pessoas e se diferencia pela forma de administração. Os associados, além de serem sócios do empreendimento, administram seus recursos financeiros e fazem transações diretamente com a cooperativa.
Um dos grandes benefícios é que o resultado dessas operações fica com o sócio, ou seja, o associado agrega renda. Ao final do exercício, ele recebe de volta, de acordo com a movimentação, a participação nos resultados do empreendimento, fazendo com que este recurso permaneça nas comunidades onde a cooperativa atua.
Outra vantagem é que as taxas e os valores cobrados pelos serviços são mais acessíveis, pois uma cooperativa não visa lucro, tudo é feito em função do associado. Isso traz resultados significativos na melhoria de vida das pessoas.
“As cooperativas de crédito existem para beneficiar o cooperado, oferecendo os melhores serviços do mercado com tarifas acessíveis. Esse é o nosso propósito”, afirma Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central.
Em pesquisa recente do Procon, divulgada em fevereiro, foi apontada variação em torno de 50%, comparando tarifas praticadas pelo Sicredi no Mato Grosso do Sul em relação a bancos convencionais.