Após analisar as dificuldades que as empresas estão atravessando durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Senai e o Sebrae/MS desenvolveram a consultoria de redução de desperdício, que tem como objetivo auxiliar os empresários a readequarem sua produção e estoque de acordo com as novas demandas e regimes de trabalho. Customizada para atender as reais necessidades de mercado, a consultoria integra as ações do programa Sebrae Orienta e é oferecida de forma gratuita para micro e pequenas empresas.
Segundo o gerente do Senai Empresa, Thales Saad, o trabalho tem como objetivo a redução de desperdícios, fundamental nesse período de pandemia para o contingenciamento de custos. Com um total de 20 horas, o serviço é gratuito para empresas que atenderem aos requisitos do programa, que são enquadramento dentro de micro e pequenas empresas e possuir ao menos uma atividade produtiva.
“O trabalho consiste em três etapas. Na primeira, é realizado o pré-diagnóstico da empresa, para que possamos conhecer quais os impactos da pandemia no negócio, considerando demanda, processos e estoques. Na segunda etapa são avaliados quais os tipos de desperdícios que podem ser atacados com objetivo de aumento de produtividade e na terceira etapa é realizado o monitoramento do plano de ação elaborado em conjunto com a empresa para reduzir os desperdícios”, detalhou Thales Saad.
Ele explicou que as etapas 1 e 3 são realizadas de modo remoto por telefone, WhatsApp ou mesmo com ferramentas de vídeo conferência, enquanto na segunda etapa o consultor vai até a empresa para confirmar o diagnóstico, sensibilizar o cliente na importância da redução de desperdícios e elaborar o plano de ação. “O Senai já atua com consultorias de lean e mudanças de layout e agora temos uma única consultoria que reúne nossa expertise para ajudar as empresas do Estado num momento de crise como o que estamos vivendo”, finalizou, informando que os interessados podem obter mais informações pelo telefone (67) 9 9912-6608.
REPERCUSSÃO
Na avaliação do presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, a consultoria vem ao encontro das necessidades reais das indústrias do vestuário do Estado. “Com a pandemia, os empresários tiveram de se reinventar e estão buscando novos modelos de negócios, com um processo de produção mais enxuto e com redução de gastos, além de novas formas de vendas. Nesse contexto, o apoio do Senai e do Sebrae/MS está sendo fundamental para que as empresas do Estado se tornem competitivas”, ressaltou.