Por meio de uma enquete a ser lançada pelo governo estadual, os mais de 70 mil servidores públicos de Mato Grosso do Sul decidirão o dia de dezembro em que desejam ter em suas contas bancárias o dinheiro do 13º salário. Trata-se de uma medida inédita e foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nesta quarta-feira (28), durante a premiação do XV Prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública.
Depois de informar que o pagamento de outubro seria depositado no mesmo mês – nesta sexta-feira (30), para saque no dia seguinte, antes do prazo dos primeiros cinco dias úteis de novembro -, Azambuja disse que o caixa do Estado já reservou os recursos para pagar o 13º. E disse que determinou à Secretaria de Administração (SAD) que providenciasse a enquete. Os servidores vão escolher a data de recebimento entre os dias do período de 1º a 20 de dezembro.
“No dia escolhido vamos depositar para todos os servidores ativos e inativos”, garantiu o governador. Segundo Azambuja, a SAD fará todos os procedimentos. Para o governador, a consulta valoriza os servidores e põe um fim em possíveis discussões e especulações sobre o pagamento da gratificação natalina.
No Dia do Servidor, Reinaldo Azambuja também disse que vai promover cerca de 3,7 mil servidores efetivos, salientando que já autorizou a publicação do ato para o início deste mês. “Vamos destravar todas as promoções aptas que estavam emperradas. São servidores de todas as carreiras civis e militares”, frisou. Explicou que antes de autorizar o benefício consultou o Tribunal de Contas, recebendo parecer positivo para a promoção e progressão funcional dos servidores estaduais.
Funcionários públicos das secretarias, autarquias e fundações serão beneficiados, assim como bombeiros e policiais civis e militares. O Governo do Estado abriu 548 vagas em cursos de formação para sargentos da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), conforme publicações no Diário Oficial do Estado de 28 de outubro.