Com a presença de parlamentares, empreendedoras, ativistas e lideranças femininas de diversas áreas sociais, políticas e profissionais, a Assembleia Legislativa realizou na quarta-feira (27) o I Encontro de Vereadoras de Mato Grosso do Sul. O evento, aberto pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), presidente da AL-MS, foi proposto pelo deputado Marçal Filho (PSDB) e marcou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, com três palestras sobre empoderamento, prevenção e combate à violência e consciência participava.
Para Paulo Corrêa, a mobilização da sociedade precisa ser a mais ampla possível e envolver todos os segmentos. “É uma causa de gênero humano, uma causa de gente, de pessoas que buscam uma sociedade em que todos convivam respeitosamente. Por isso, não é um movimento que interessa só às mulheres. Interessa aos homens, a toda a sociedade, todos os gêneros”, salientou Corrêa.
Marçal Filho condenou o círculo machista na política e discorreu também sobre o combate à violência contra a mulher. “Temos exemplo de mulheres pioneiras, como Marisa Serrano, as vereadoras, enfim, todas atuando hoje com representatividade no legislativo. Mas ainda há muito o que conquistar”, enfatizou. Uma das palestrantes do dia, Marisa Serrano foi deputada federal e senadora, hoje conselheira do Tribunal de Contas (TCE-MS).
Ao comentar a relevância da iniciativa, Corrêa destacou o papel da Assembleia Legislativa: “Demonstramos, com a realização desse encontro, que reconhecemos a importância da atuação das mulheres em todos os setores e que queremos colaborar para que mais mulheres se interessem pela política”. Além de Marisa Serrano, as palestras tiveram a participação da juíza de Direito Jaqueline Gomes e da subsecretária estadual de Direitos Humanos Luciana Azambuja.
NEGÓCIOS BILATERAIS
O fortalecimento e a ampliação das pautas que compõem as relações entre brasileiros e portugueses em Mato Grosso do Sul foram os pontos relevantes do encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), e representantes do país ibérico no lançamento da Câmara do Comércio Brasil-Portugal, no espaço Prime do Clube Estoril, em Campo Grande. A Câmara é a 17ª do Brasil e a 53ª do mundo.
“Esta instituição é interessantíssima para nosso Estado. Já temos empresários que têm produção em Portugal, vendendo para Mato Grosso do Sul, e abrimos agora a possibilidade também de vendermos nossos produtos para Portugal. Isso é importante para que o Estado possa cada vez mais conquistar novos mercados”, assinalou Paulo Corrêa. O presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Nuno Rebelo de Souza, ressaltou que o grande papel da organização é trazer não só investidores portugueses, mas de outros países que já têm intercâmbio com Portugal. Os deputados Professor Rinaldo Modesto (PSDB), Antônio Vaz (PRB) e Felipe Orro (PSDB) participaram do evento.