Desenvolver uma política pública de ensino que acrescente aos conhecimentos didáticos a consciência sobre a cidadania e a responsabilidade na construção social e ética da comunidade é o grande desafio que empolga a titular da Secretaria Estadual de Educação (SED-MS), Maria Cecília Amêndola da Motta. Além das agendas normais da grade curricular, o cotidiano das escolas estaduais vem multiplicando atividades e ações que contemplam a projeção conceitual da secretária.
Dois bons exemplos desse comprometimento estão presentes nas iniciativas da SED-MS. Um teve como espaço a Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, da Vila Progresso, em Campo Grande, que recebeu na terça-feira (10) a visita do psicólogo Mauro Corsini. Ele ministrou palestra sobre ‘Prevenção ao Suicídio’ para os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e ensino médio.
A diretora da escola, Silmara Gomes, destacou que o assunto ainda é tabu e exige a atenção de pais e responsáveis. Para ela, é preciso falar sobre o tema com os estudantes e, assim, proporcionar momentos de reflexão. “É preciso ajudar nossos jovens a perceber como o dom da vida é maravilhoso”, explicou. Dados de 2017 do Ministério da Saúde apontam que o suicídio é a quarta maior causa de morte entre homens jovens no Brasil. Em Mato Grosso do Sul a taxa de mortalidade é maior que a média nacional. No País, o número é de 8,7 a cada 100 mil habitantes, enquanto no Estado é de 13,3.
CAPOEIRA
Com o nome de ‘Berimbau chamou: vai ter jogo de angola’, o projeto, coordenado pelo professor Marcos Vinícius Campelo, na Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande, atrai o interesse de estudantes entre 13 e 17 anos.
A proposta conta com a participação de outros capoeiristas que buscam transmitir saberes que colaboram não apenas para o desenvolvimento físico e o espírito de coletividade entre seus praticantes, mas uma prática afirmativa que valoriza o conhecimento ancestral. As aulas/oficinas acontecem nas terças e quintas-feiras no sexto tempo de aula com estudantes do ensino fundamental e médio do período vespertino.