Acompanhando os avanços do mercado digital, o turismo caracteriza-se por ser o segmento que rapidamente se construiu digitalmente, devido às demandas do consumidor e do mercado. Esse cenário de necessidade de informação com inteligência se aprimora a cada dia e se expande no mundo com a velocidade da internet.
São inúmeros os aplicativos que proporcionam informação e serviços que apoiam uma viagem em todas as suas fases, desde a preparação até o retorno para casa. Outra mudança é a busca pela interligação dos serviços turísticos, de forma inteligente, por meio de novos modelos de negócios, com o objetivo de satisfazer e customizar a demanda dos turistas, que a cada dia ganha mais espaço e faz surgir uma nova forma de viajar.
No contexto de satisfazer e antever as novas necessidades de consumo e melhor servir os turistas, nasceu a abordagem de destinos turísticos inteligentes. De origem espanhola, os conceitos e a metodologia foram construídos a partir do aprendizado de 10 pilotos implementados em cidades do país europeu.
A Espanha nos últimos anos tem obtido resultados crescentes e qualitativos com a atividade turística. Visando se manter na liderança e atenta às mudanças do mundo, principalmente do comportamento do turista, desenvolveu a estratégia de destinos turísticos inteligentes. O cenário chamou a atenção de outros países, que estão realizando também suas transformações baseadas no aprendizado e conteúdo espanhóis.
PILARES
Os destinos turísticos inteligentes se baseiam em três pilares: governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento dessas inovações no turismo, algumas definições e implementações são necessárias: Participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor; Ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo; Competitividade dos destinos turísticos; Aproximação entre os elos da cadeia de valor, incluindo as empresas dos segmentos que não são líderes; Presença dos empreendimentos turísticos no mundo digital; Novos modelos de negócio; Soluções tecnológicas para os pequenos negócios e para os destinos turísticos; Conectividade e interatividade para ambos, pequenos negócios e destinos turísticos; Oferta de experiências turísticas que encantem os viajantes; Ocupação de espaços públicos; Sustentabilidade dos destinos turísticos.
CARACTERÍSTICAS DE DESTINOS INTELIGENTES
– Têm espaço turístico inovador;
– Dispõem de tecnologia de ponta;
– Valorizam o capital humano;
– São focados no desenvolvimento sustentável;
– Sabem gerir os recursos de forma eficiente;
– Garantem mais competitividade ao setor;
– Possibilitam experiências de qualidade aos turistas;
– São integrados e interativos;
– Oferecem acessibilidade.
VANTAGENS
Os destinos inteligentes aumentam a percepção de valor tanto dos turistas quanto da população local. É um conceito ganha-ganha.
DESTINO SEBRAE
É no turismo que se materializam as experiências dos viajantes. E estas experiências acontecem em vários momentos, até mesmo antes deles decidirem para onde vão. Pesquisar destinos, escolher roteiros, imaginar paisagens, tudo isso faz parte da Jornada do Turista, a diferença é que agora este turista está conectado.
Pensando nisso, o Sebrae preparou uma cartilha com dicas práticas para as agências de turismo atuarem nesse mercado tão competitivo e com variados players digitais. A conquista dos clientes começa bem antes do planejamento das próximas férias. É preciso povoar o imaginário e oferecer serviços que despertam desejos.