Após 19 dias de atendimentos concentrados no Centro de Convenções Albano Franco em Campo Grande, a Caravana da Saúde inicia no dia 6 de junho a sua segunda etapa de atendimentos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A partir desta data os atendimentos oftalmológicos serão retomados dando continuidade ao tratamento iniciado no Albano Franco e também à demanda da microrregião de Campo Grande.
A estrutura da Caravana será montada no pátio do Hospital Regional onde estarão as carretas oftalmológicas e também as carretas para realização de exames de endoscopia e colonoscopia para atendimento à população. O acesso aos atendimentos funcionará da mesma maneira como iniciado no Centro de Convenções, previsto para pacientes de Campo grande e para os 16 municípios que compõem a sua microrregião. A estimativa é de que as consultas de especialidades também sejam realizadas no HRMS com atendimentos em ortopedia, neurologia, endoscopia, reumatologia, dermatologia, urologia, vascular, otorrinolaringologia, cardiologia, psiquiatria e pediatria.
A ampliação dos atendimentos da Caravana da Saúde foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja, após reunião com os municípios que integram a região de Campo Grande, que mostraram que a real demanda ultrapassava os índices iniciais previstos pela Caravana. De acordo com o secretario de estado de saúde Nelson Tavares, a Caravana dará continuidade ao atendimento iniciado no dia 10 de maio e ao longo dos dias será estudada a implantação de novos atendimentos.
“A decisão da ampliação da Caravana para o Hospital Regional partiu do governador após avaliar junto aos municípios que a verdadeira demanda estava além do previsto inicialmente. O atendimento das carretas oftalmológicas permanece nos mesmos moldes, daremos continuidade aos atendimentos de endoscopia e colonoscopia. Ao longo desse período verificaremos a possibilidade de novos serviços baseado no que for levantado pela fila de atendimentos da região. Não temos segurança em relação ao que é mostrado nas filas por serem precárias, por isso detectamos um grande numero de pessoas que buscaram nossos atendimentos fora do que estava na fila”, disse o secretário.
A Caravana da Saúde em Campo Grande alcançou o índice de 30 mil cirurgias oftalmológicas passando pelas 11 microrregiões do Estado. Além das cirurgias de oftalmo, a Caravana já realizou cerca de 20 mil cirurgias eletivas, mais de 500 mil procedimentos e mais de 100 mil consultas. (Assessoria)