Um simples gesto de solidariedade que pode multiplicar sorrisos e alegria em crianças carentes e com deficiência. Este foi o espírito que movimentou a doação de quase cem brinquedos por procuradores e servidores do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS).
A entrega dos presentes ocorreu na sexta-feira, 9 de dezembro, com a presença da procuradora de Justiça e idealizadora da campanha ‘Compartilhe o Natal’, Jaceguara Dantas da Silva Passos. “Para a maioria das crianças, o Natal é uma data relacionada à magia, festas e presentes. No entanto, para uma parcela desse público infantil o sonho não se torna realidade devido à condição financeira limitada da família, fato que ainda é agravado porque muitas crianças apresentam algum tipo de deficiência. São pessoas que lutam pela inclusão na sociedade, pela concretização do acesso à educação, à saúde”, disse.
Já o procurador-chefe do MPT-MS, Hiran Sebastião Meneghelli Filho, destacou que é preciso reforçar os valores sociais, criando uma rede de transformação e de solidariedade. Ele também agradeceu o esforço de todos que se sensibilizaram com a iniciativa e doaram brinquedos.
Em sua 2ª edição, a campanha ‘Compartilhe o Natal’ mostra que pequenas ações podem significar muito e proporcionar momentos acolhedores. Este ano, o enfoque são crianças e adolescentes com deficiência, principalmente aqueles atendidos por oito entidades da capital: Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE), Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA/MS), Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (AAH/S), Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), Pestalozzi e Sociedade Educacional Juliano F. Varela.
CAMPANHA
Criada em 2015, a campanha ‘Compartilhe o Natal’ objetiva fomentar parcerias e fortalecer elos em ações de responsabilidade social, unindo empresas e instituições na arrecadação de brinquedos para crianças de entidades assistenciais e abrigos de Campo Grande.