Diante dos números que não param de crescer na estatística de contágios com o Covid-19 em Campo Grande, a Câmara de Vereadores intensifica os debates e iniciativas em busca do máximo de garantias para proteção da sociedade. Os insumos preventivos e a capacidade de assistência hospitalar estiveram entre as questões mais debatidas durante as últimas semanas. O presidente do Legislativo, João Rocha (PSDB), enalteceu: “Temos um quadro de representantes à altura das expectativas da população”.
No dia 14 foi aprovado projeto da Enfermeira Cida Amaral (PSDB) que incentiva a produção e o uso de máscaras caseiras. Por sua vez, o vereador Eduardo Romero (Rede) deflagrou, com apoio dos colegas e mobilizando voluntários, uma campanha por doação de tecidos para confecção de máscaras. As peças serão entregues aos profissionais de saúde, comunidades carentes e moradores das aldeias indígenas urbanas. Ele conseguiu parceria com costureiras.
TIRANDO DÚVIDAS
A Comissão Especial em apoio ao Combate a COVID -19, criada pela Câmara, promoveu na quarta-feira (22) mais uma live (transmissão ao vivo por meio eletrônico) com a finalidade de tirar dúvidas da população sobre a nova doença e informar as ações de enfrentamento à pandemia. Participaram os vereadores Dr. Lívio, presidente da Comissão Especial; Eduardo Romero, membro do colegiado e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento; Wilson Sami, e Enfermeira Cida Amaral.
Com intérprete de Libras para assegurar ampla acessibilidade às informações, a live foi marcada por debates esclarecedores e didáticos. O vereador Dr. Lívio falou sobre a proposta da Comissão Especial à Secretaria de Saúde para a revisão do Plano de Contingência de Enfrentamento do Coronavírus. Anunciou uma reunião no dia seguinte com o secretário da Pasta para pedir mudanças no plano, como no caso da reabertura de ambulatórios e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.
Outro assunto comentado foi sobre os cuidados necessários na gravidez. Médico obstetra, o vereador Wilson Sami disse que as gestantes devem ter as mesmas precauções recomendadas a toda sociedade para evitar a infecção pela Covid-19. “Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, manter um espaço seguro das outras pessoas, evitar tocar seus olhos, nariz e boca sem estar com as mãos higienizadas. Se tiver febre, tosse seca ou dificuldade para respirar, procure logo assistência médica”, exemplificou.