Pré-candidato do PSDB à Prefeitura Municipal de Maracaju, o empresário José Marcos Calderan está apresentando à sociedade ideias inovadoras e que implicam transformações estruturais no modelo de gestão em vigor. Ele quer, como prioridade, assegurar a participação e a presença de todos os maracajuenses na construção de seus destinos.
“O que eu tenho como maior base conceitual de governo é governar com todos os maracajuenses, sem excluir esta ou aquela pessoa, uma administração na qual cada morador e cada moradora tenha voz e vez para decidir o que é melhor para si e para o lugar em que vive”, conceitua Calderan. E ele tem propriedade para tratar sobre gestão e resultados. Empresário bem-sucedido no ramo de atacado e varejo, administra uma empresa que gera mais de 30 empregos diretos.
Casado há 32 anos, três filhos, quatro netos, nascido em Itaporã e morando em Maracaju há 29 anos, o empresário Marcos Calderan é uma das principais expressões regionais do empreendedorismo regional. É também um cidadão presente e atuante nas mobilizações pelas causas de Maracaju, especialmente nas áreas do empreendedorismo e de inclusão social. Já presidiu a Apae, o Rotary Clube, o Conselho Paroquial Nossa Senhora Aparecida e a Associação Empresarial (Assema), da qual é hoje um membro da direção. E atua também no Movimento de Casais.
MUDANÇAS
Com essas experiências, Marcos Calderan encara sem receio o complexo desafio de assumir grandes responsabilidades. Uma delas é exatamente a mudança no modelo de gestão. “Vamos mudar a forma de fazer política. O Brasil vem de uma eleição que apontou essa vontade de acabar com o toma lá-dá-cá, de devolver à sociedade o direito de decidir os caminhos da gestão pública. Por isso eu estou confiante que poderemos experimentar melhor essa consciência da população”.
Calderan explica que não trabalha com soluções pré-definidas em programa de governo, salientando que primeiro vai dialogar e ouvir a população para só então ter um quadro de demandas que serão prioridades. Um dos objetivos é otimizar o orçamento e evitar desperdícios dos recursos do contribuinte, garantindo assim os investimentos no que é verdadeiramente fundamental.
“Há diferenças e precisamos respeitá-las, mas gerir uma prefeitura é como gerir uma empresa do ponto-de-vista de alcançar resultados. Vamos levar a nossa experiência empresarial, considerando a forma e o conteúdo de lidar com as questões gerais e com as demandas específicas, a relação com servidores e com o Legislativo, a construção de parcerias, esses procedimentos indispensáveis para cumprir o maior compromisso que estou assumindo, que é o de governar para todos os habitantes de Maracaju, todos, sem exclusão e nem privilégios a quem quer que seja”.