O deputado estadual Cabo Almi (PT) defende uma ampla e efetiva mobilização da sociedade para impedir que vários mananciais de Mato Grosso do Sul sejam contaminados, assoreados ou até desapareçam, como está acontecendo com o Rio Taquari. “É urgente que todo mundo, em todos os municípios, colabore com o poder público, pressionando, cobrando providências e também fazendo a sua parte, colocando a mão no trecho para limpar, cuidar e proteger”, disse.
Almi vem apoiando e participando presencialmente de iniciativas de conscientização e até de ações práticas em defesa da sustentabilidade. Agora em dezembro, ele está entre os principais incentivadores dos mutirões de limpeza de margens fluviais no interior do Estado. Um desses mutirões aconteceu no Rio Dourados, em Fátima do Sul, e outro no Rio Aquidauana, que banha várias cidades na região.
PESCADORES
No dia cinco deste mês uma tonelada de resíduos foi recolhida na ação de limpeza do Rio Dourados, promovida pela Colônia dos Pescadores Artesanais de Fátima do Sul e com a participação da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Dourados, Corpo de Bombeiros Militar e voluntários da comunidade. A atividade contou com 30 embarcações e mobilizou 60 pessoas
Segundo Cabo Almi, as lei existem e precisam ser cumpridas, entretanto a garantia de sustentabilidade não se dá sem o protagonismo da população. “Nosso povo é consciente, tem a sabedoria de entender que o progresso pode avançar sem contaminar o meio ambiente. Porém, sempre há uma minoria que não pensa assim e coloca o lucro sem medida acima da sensatez. O jeito é cobrar leis e punições rigorosas aos infratores, mas com as pessoas conscientes fazendo a sua parte também”, afirma Cabo Almi.