Oito de março é o Dia Internacional da Mulher e a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim oferece o Curso de Fotografia como forma de homenageá-las. A oficina acontece em parceria com o fotógrafo e coordenador do Arquivo Público de Mato Grosso do Sul, Alexandre Sogabe. O curso é de graça e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca ou pelos telefones 3316-9161 e 3316-9175. A oficina acontece nos dias 14 e 15 de março, das 8 às 11h, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.
Eternizar momentos em que a mulher seja protagonista por meio da fotografia é uma forma de empoderá-las e mostrar o valor que cada uma tem. Ao mesmo tempo em que retratar as dificuldades e obstáculos enfrentados por elas também serve como uma forma de reflexão e até mesmo de denúncia e a fotografia cumpre bem esse papel.
O curso de Fotografia é destinado a pessoas com idade a partir dos quinze anos e tem como objetivo contribuir com o enriquecimento da utilização de dispositivos tanto móveis como os equipamentos tradicionais. Será desenvolvido um conteúdo voltado a iniciantes, que receberão informações sobre enquadramento, regra dos terços, balanço de branco e compensação de exposição.
Podem ser utilizados os diversos equipamentos compatíveis: Câmeras compactas, semiprofissionais, profissionais e câmeras de dispositivos móveis. Quem for fazer o curso com celular, já deve baixar o aplicativo Open Câmera que está disponível na Play Store e Apple Store.
Durante o curso, os alunos serão motivados a fotografarem sorrisos femininos que irão culminar em uma exposição fotográfica e bibliográfica, onde as fotos resultantes desse trabalho irão ficar expostas e abertas à visitação que ocorrerá na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.
MINISTRANTE
Alexandre Sogabe possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014).
Desenvolveu os Módulos Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação e Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac.
Coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de três edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de Fotografia. Atualmente ministra Cursos regulares livres no Centro Cultural José Octávio Guizzo e é professor de pós-graduação na Faculdade Novoeste e coordenador do Arquivo Público Estadual.