Mais dois estabelecimentos da Rede Estadual de Ensino estão contemplados pela política de investimentos que o governo de Mato Grosso do Sul vem fazendo no ensino público. No último dia 20, quando Bela Vista completou seus 113 anos de autonomia, dois presentes muito aguardados pela população foram desembrulhados pelo governador Reinaldo Azambuja e autoridades locais: a reforma de duas escolas estaduais que, juntas, oferecem acesso ao conhecimento para mais de mil estudantes.
Com cerca de 320 alunos atendidos pela metodologia do Ensino Médio em Tempo Integral, a Escola Estadual Ester Silva passou por caprichados serviços de reforma e ajustes de instalações estruturais e espaciais. Cecília Motta, a secretária estadual de Educação, recebida pela diretora Eliane Centurião e o adjunto Ildefonso Souza, foi conferir a execução do projeto e elogiou os cuidados da comunidade com o estabelecimento.
“É com imensa satisfação que entregamos mais uma reforma. A escola ficou linda e a presença de toda a sua equipe, unida e engajada, demonstra o sucesso da proposta implementada por aqui. Quero parabenizar o trabalho dos profissionais da escola, em especial aos gestores Eliane e Idefonso”, disse Cecília. “E faço questão de frisar que o governo Reinaldo Azambuja continuará investindo no conhecimento, como direito de todos”, assinalou.
A escola brindou Cecília Motta e seus acompanhantes com uma apresentação de música regional. Depois, todos percorreram vários espaços, como as salas de aula e da direção. A diretora Eliane Centurião destacou a satisfação em receber a secretária num local que considera como sua própria casa. “Era muito almejada essa reforma, que agora se tornou uma realidade”.
PRESENTE
Na entrega das reformas da Escola Estadual Dr Joaquim Murtinho, classificadas como um presente do governador para Bela Vista, diretores, professores e alunos salientaram a agilidade e a atenção dadas pela Secretaria de Educação aos pedidos da comunidade. O estabelecimento tem 749 alunos – manhã e tarde – do 4º ano fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Eleitos em março passado pelo voto direto, a diretora Myriam Oseko e o diretor-adjunto, professor Zenildo Pescaroli, ressaltaram a importância de garantir um orçamento consistente para suprir as necessidades do ensino público. “O governo faz aquilo que se espera”, frisou Myriam. Além de Reinaldo Azambuja e do prefeito Reinaldo Piti, participaram do ato os secretários estaduais de Infraestrutura e Saúde, Eduardo Riedel e Geraldo Resende; os deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB) e Gerson Claro (PP); e várias lideranças e autoridades locais.
O governador percorreu as dependências da escola e fez o descerramento da placa inaugural da reforma, ao lado de Myrian Oseko e Zenildo Pescaroli. “Agradeço a todos que nos receberam, profissionais e estudantes presentes, essa família da Escola Dr Joaquim Murtinho. Eu sempre digo para a secretária Cecília que o grande desafio de todos os gestores é melhorar a qualidade da aprendizagem. A qualidade da educação é o todo, passando também pela parte física da escola”, sublinhou Azambuja.
Na reforma das duas escolas, foram investidos mais de R$ 3,5 milhões. Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado já investiu R$ 5 milhões em reformas parciais, gerais, readequações nas redes hidráulica e elétrica das escolas, obras de acessibilidade e pintura, entre outras intervenções.