O presidente da Assomasul, Pedro Caravina, deu início na semana passada à entrega de 500 termômetros às 79 prefeituras de Mato Groso do Sul. Os aparelhos, adquiridos com recursos da entidade, serão utilizados no trabalho de prevenção e combate à pandemia da Covid-19.
Segundo Caravina, desde o início da pandemia a Assomasul vem fazendo um trabalho de orientação e apoio aos municípios, com ações concretas de combate ao coronavírus. Certificados pelo Inmetro, esses aparelhos são munidos de sensores infravermelhos, que medem a temperatura a partir do calor da superfície corporal da pessoa.
Além de eficaz, não há nenhum contato com a pessoa, e o resultado sai na hora. Se a temperatura estiver acima do normal, soa um bipe diferente. O dirigente municipalista lembrou que em parceria com o projeto “Corona Vidas”, de Dourados, e outras instituições, a Assomasul distribuiu mais de 20 mil máscaras de proteção facial a profissionais que atuam na área de saúde pública nos municípios do Estado.
O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Favaro Neto, disse que trata-se de mais uma ferramenta importante para a saúde dos profissionais. Para o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, os termômetros vão servir muito, não apenas nas questões das barreiras sanitárias, mas também para uso em comodato nas igrejas do município.