A Associação Okinawa de Campo Grande elegeu na manhã deste domingo (26) a nova diretoria executiva para o biênio 2018-2019. A votação que deveria acontecer por votos acabou sendo realizada por aclamação, já que apenas uma chapa concorria ao pleito. Sem restrições ou discordância, a chapa ‘A União Faz a Força’, encabeçada por Eduardo Kanashiro, teve apoio unânime para dirigir a segunda maior entidade dos descendentes de Okinawa no Brasil.
A Associação Okinawa tem 95 anos e representa os primeiros imigrantes japoneses de Campo Grande, que chegaram a Capital em 1914. A cultura okinawa está presente no cotidiano dos campo-grandenses, principalmente através da culinária, pelo Sobá oriundo da província de Okinawa – extremo sul do Japão.
TROCA DE GERAÇÕES
É a primeira vez que a entidade será conduzida por um presidente relativamente jovem, mostrado com sabedoria que é preciso envolver mais os jovens e deixa-los no comando, já que serão responsáveis por manter as tradições do povo de Okinawa.
Eduardo Kanashiro é funcionário público, nascido em Campo Grande e tem 47 anos de idade. Seu desafio é continuar a preservação e divulgação da cultura de Okinawa. “É um desafio muito grande, a geração que levava esta associação para frente era mais antiga. Agora são ideias novas, vamos tentar implementar com o apoio dos mais velhos”, disse.
O novo presidente foi empossado logo após a eleição. A posse oficial dos demais membros acontece no próximo dia 10 de dezembro.