Dia 24 de janeiro comemora-se o Dia dos Aposentados. Contrariando os estereótipos de velhinhos em frente à televisão, os atuais aposentados são bem diferentes dos de gerações anteriores. A medicina e a adoção de hábitos saudáveis transformaram os “velhinhos de 60 anos” em pessoas ativas, que se mantêm trabalhando, praticando esportes e fazendo compras, inclusive pela internet. Um estudo feito pela LCA Consultores em 2018 mostrou que os idosos representavam 14% da população adulta, um total de 15 milhões de consumidores. Hoje, estima-se que já sejam 30 milhões. Além disso, um estudo da Fundação Getúlio Vargas indica que as pessoas com mais de 65 anos correspondem a 17% dos 5% mais ricos do Brasil – e a apenas 4% dos 40% mais pobres. Conforme a pesquisa da LCA, 70% do orçamento dessas pessoas é gasto com saúde, conforto e alimentação.
A empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International divulgou em 2021 as principais tendências de comportamento que devem passar a afetar o consumo da população, uma delas é a intimidade dos mais velhos com compras pela Internet. Marta Ferreira Rocha, de 61 anos, por exemplo, é aposentada, mas continua trabalhando e não deixou de consumir durante o isolamento. “Como não parei de trabalhar, nunca deixei de me atualizar. Sofri um pouco com as mudanças por conta da pandemia, mas me adaptei rapidamente. Durante o isolamento fiz compras de mercado, cosméticos, roupas e outros itens pela internet”, conta. “Já usei também as compras pelo WhatsApp oferecidas pelo Shopping. Funcionou bem e foi mais tranquilo”, completa.
O Shopping Campo Grande conta com um sistema de suporte para compras on-line, com uma assistente que atende pelo WhatsApp. O serviço foi criado durante a pandemia como forma de colaborar com as vendas das lojas que tiveram que fechar momentaneamente suas portas por conta das restrições. “Algo que já era tendência e que aceleramos para dar esse apoio em um momento tão crucial da economia. Deu certo porque, além disso, o consumidor viu uma oportunidade de escolher com conforto, comodidade e segurança”, argumenta a gerente de marketing do shopping, Ana Paula Faustino. O acesso é feito pelo número (67) 99215-8326 e a assistente faz a busca dos itens nas lojas e envia fotos das opções e os valores para a aprovação do cliente, que recebe link para pagamento e escolhe a forma de entrega, se por delivery ou Drive-Thru.
O Supermercado Comper oferece a seus clientes a possibilidade de fazer compras on-line, sem a necessidade de sair de casa. Pelo site www.comper.com.br, o cliente pode escolher seus produtos e encher sua sacola. A variedade de produtos conta com bebidas, carnes, produtos de limpeza, entre outros. O pedido feito no supermercado delivery conta com entregas agendadas para quem mora nas capitais de Campo Grande, Cuiabá e Brasília. Além disso, o supermercado tem o Clique&Retire, um serviço dedicado à retirada dos pedidos on-line direto nas lojas.
CRESCIMENTO
A faixa de idosos aumenta principalmente nos países que possuem queda de nascimento e aumento na expectativa de vida. No início dos anos 1990, as pessoas com mais de 60 anos representavam 6% da população mundial; hoje, são 13%. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que em 2030 esse número totalize mais de 1,4 bilhão com mais de 60 anos, ou seja, 16% da população. O Brasil passou de 7,1 milhões de idosos em 1990 para 30 milhões. Em 2030 serão 40 milhões, 18% da população.