As queimadas trouxeram grandes consequências a um dos biomas mais preciosos do Brasil. Apesar das chuvas recentes ajudarem a apagar grande parte dos incêndios, após um longo período de estiagem e baixo nível do Rio Paraguai, grande parte da fauna e flora foi lesada pela catástrofe. Para ajudar no combate aos incêndios, a estudante de Artes Visuais Arisa Kemi criou o projeto ‘Artistas pelo Pantanal’.
Campo-grandense, a estudante da USP sentiu que precisava ajudar de alguma forma. Para isso, criou a iniciativa com coisas que estavam ao alcance dos artistas. “Então entrei em contato com a ONG, eles confirmaram o apoio, conversei com meus colegas, acadêmicos da USP, e outros artistas que conheço em São Paulo, e também contatos de artistas de Campo Grande”, relata.
Com cerca de 20 artistas atualmente, o objetivo principal do projeto é ajudar o Pantanal com recursos, além de também divulgar o trabalho de artistas que tiveram o trabalho prejudicado durante o período da pandemia. Cada artista doa um trabalho, que é vendido pela página do Instagram do projeto. O valor arrecadado é convertido totalmente para a Comitiva Esperança, ONG que auxilia o combate aos incêndios do Pantanal.
A etapa de divulgação e vendas deve acontecer até o fim de novembro. Todos os artistas que estiverem dispostos a doarem alguma obra de artes para o projeto ou compradores que buscam ajudar o bioma, podem entrar em contato pela página do Instagram (@artistas.pelo.pantanal). O projeto não tem metas estabelecidas e busca alcançar o máximo de doações possíveis.