Durante entrevista na Band Cidade nesta quarta-feira (16), o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, confirmou que o Aquário do Pantanal vai funcionar após a inauguração prevista para o final de março. O grupo Cataratas do Iguaçu S/A, único interessado em administrar o local na licitação de concessão em 2014, ainda reavalia se quer assumir o abra.
“Independente ou não se o grupo Catarata assumir a obra nós queremos funcionar o Aquário em março. Vamos de início fazer um aplano piloto, convidar pessoas para visitação, vai funcionar como prometido” destacou Riedel. A expectativa é que uma reunião ocorra após a entrega da obra e se houver demora para os empresários administrarem o Aquário, o próprio governo vai tocar as visitações.
“O Grupo Cataratas atualmente administra seis pontos turísticos nacionais: Cataratas do Iguaçu, Aquário, Paineira Corcovado (Cristo Redentor – RJ), EcoNoronha, Bio Parque do Rio e Marco das Três Fronteiras. Neste momento, estão construindo o AquaFoz, Aquário de Foz do Iguaçu (PR), com tanques com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos”, pontuou Riedel.
A equipe do governo pode ficar na gestão até o final das tratativas com qualquer interessado na concessão, o que pode demorar meses. Neste período um projeto piloto com visitação guiada e gratuita para estudantes já é estudado como plano B do governo do Estado. A operação será feita pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)