O Governo do Estado, através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), lança nesta terça-feira (28) o aplicativo Resenha Virtual. A iniciativa inédita vai simplificar a identificação e troca de informações sanitárias do rebanho estadual de equídeos.
O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que busca tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado. Através da Resenha Virtual, os exames para anemia infecciosa equina (AIE) e mormo poderão ser requisitados via web aos laboratórios e a emissão das Guias de Trânsito de Animais (GTA) também poderá ser realizada via internet para equídeos já cadastrados no sistema e com exames negativados, assim como já acontece no caso do transporte de bovinos no Estado, de forma padronizada e informatizada.
Segundo o Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, com o ‘Resenha Virtual’ será possível realizar a notificação imediata de doenças, a interdição automática do trânsito de animais doentes, a obtenção de dados corretos de suspeitas de focos e manter atualizado o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal. “A resenha vem para aumentar a segurança sanitária do plantel do estado, além de viabilizar dados sobre trânsito e aglomerações, evitando fraudes e falsificações, criando um banco de dados com histórico dos animais do Estado”, completou.
Segundo Luciano, com o programa instalado no dispositivo móvel que só pode ser acessado com uma senha individual, o proprietário ou veterinário responsável terá acesso a todo o histórico de exames e do trânsito de cada animal, além de dados como registro de raça, número de chip e imagens, o que o torna um excelente sistema de gestão animal também.
Para identificar os equídeos no sistema, os médicos veterinários responsáveis terão que passar por um curso na agência, habilitando-os para o procedimento e os laboratórios deverão ser cadastrados no sistema, através de um processo que será explicado a partir do lançamento do programa, que será disponibilizado através de um aplicativo simples, moderno e de forma gratuita para celulares com sistemas Android e, em breve, IOS.
EQUÍDEOS EM MS
Segundo dados da Agência, em Mato Grosso do Sul a população de equinos cadastrada em sistema é de aproximadamente 431 mil animais, sendo que 82% destes encontram-se na região do planalto.