Segundo o autor da proposição, vereador Junior Longo, a Lei nº 5927/17 tem como intuito a prevenção, identificação e correção precoce de problemas visuais. “É de conhecimento geral que quanto mais precocemente os problemas oculares são detectados, mais cedo eles podem ser tratados e as consequências diminuídas. Portanto, com a realização do exame de acuidade visual nos alunos da Rede Municipal de Ensino iremos combater a evasão escolar, pois em virtude da dificuldade de enxergar, muitos desanimam e abandonam os estudos afirmou”.
A Lei que torna obrigatório o Exame da Acuidade Visual teve a parceria dos vereadores Otávio Trad, Dr. Lívio e Wilson Sami.
“A Lei vai garantir aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de fazerem um teste para garantir que eles tenham condições saudáveis de aprendizado ao longo do ano letivo. Conversando com profissionais da área, percebemos como os problemas visuais atrapalham o aprendizado infantil”, disse o vereador Otávio Trad.
O teste verifica a capacidade do olho de perceber a forma e o contorno dos objetos. Com a realização deste teste é possível evitar problemas de visão que, não tratados, além de serem agravados, podem prejudicar sobremaneira o aprendizado e acentuar a evasão escolar.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entre 3 e 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos. De acordo com o Ministério da Educação, problemas na visão são a causa de 22,9% dos casos de abandono escolar.
Apertar os olhos, franzir muito a testa, aproximar-se muito dos objetos ou da TV para enxergar melhor. Esses são alguns dos sinais indicativos de problemas na visão da criança que podem comprometer a qualidade de suas interações sociais e, especialmente, do seu aprendizado na escola.
Fique atento a esses sinais e sintomas: lacrimejamento constante, inclinação persistente da cabeça; piscar contínuo dos olhos; estrabismo (o comum olho vesgo); dor de cabeça contínua; testa franzida ou olhos semi-cerrados; dificuldade para ler textos distantes, precisando aproximá-los bastante dos olhos.
“Ações simples como essa podem identificar precocemente problemas visuais e prevenir a cegueira. Estamos trabalhando pela qualidade de aprendizado de nossos alunos. A sanção dessa lei pelo prefeito Marquinhos Trad reforça que o trabalho em parceria só traz benefícios para nossa gente”, pontuou Junior Longo.