A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) vem contribuindo com os esforços governamentais no sentido de aprimorar a política de segurança pública e este é um dos compromissos fundamentais do poder, que seguirá sendo cumprido e renovado. A afirmação, do presidente da Alems, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), foi feita na segunda-feira (10), durante transmissão online do ato de formatura de 224 formandos que iniciam sua carreira na Polícia Civil.
Corrêa e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) enalteceram a qualidade, o brio e a dedicação dos servidores da segurança pública estadual em todas as divisões, ressaltando as conquistas que o setor vem alcançando. “Estão todos de parabéns por esses anos de preparação, de empenho, sobretudo na pandemia. E quem colhe os resultados é a sociedade, que encontrou em vocês a vocação de servir e no governo uma coisa chamada decisão política”, disse Corrêa.
Em seguida, o presidente da Alems salientou a importância do reforço no efetivo policial, observando: “Em qualquer lugar aonde vamos neste Estado, uma das principais reivindicações das comunidades diz respeito à segurança pública”. Azambuja afirmou que a parceria com a Alems é determinante para a reestruturação do setor. “Assim, o governo vem investindo e o Estado tem uma das políticas públicas mais resolutivas do País, com a efetiva redução da criminalidade”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, elogiou os instrutores da Academia de Polícia (Acadepol), pelo momento atípico. “Os alunos fizeram o estágio em meio à pandemia. Foi muita coragem do Governo nos autorizar e confiar para desempenharmos a missão. E foi um sucesso, tanto que hoje entregamos para a população mais policiais civis para trazer maior tranquilidade”, enfatizou.
Paraninfo da turma, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, endossou as referências ao papel da Alems: “O presidente Paulo Corrêa e demais parlamentares têm trabalhado muito pelo Estado, isso é fundamental. E os formandos, de agora em diante, vão contribuir muito com o aprimoramento da força e de todo setor. Nossa polícia civil é reconhecida em todo o País”.
DEFESA DOS ANIMAIS
Um projeto do deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade) prevê até o cancelamento de inscrições das empresas que praticam maus-tratos a animais em Mato Grosso do Sul. O projeto de lei 132/21 foi apresentado e, de imediato, ganhou apoio de diversos deputados. Segundo a proposta, as empresas sofrerão a penalidade quando ficar judicialmente comprovada a existência de atos que configurem várias formas de abusos, incluídos o consentimento, o estímulo ou a omissão diante de agressões cometidas por funcionários, estagiários ou prestadores de serviço.