Com o objetivo de estreitar e fortalecer o relacionamento entre a comunidade e a empresa, o Programa Afluentes, da Águas Guariroba, mobilizou forças comunitárias das regiões urbanas do Prosa e Segredo. Os representantes dos bairros são capacitados como “embaixadores” da concessionária. Assim, melhoram e tornam ainda mais produtivos o poder de reivindicação e o papel que cada um cumpre na integração entre empresa e sociedade.
Na reunião, que aconteceu terça-feira, 27, as lideranças apresentaram demandas de suas comunidades, pediram explicações sobre várias dúvidas e tiveram oportunidade de conhecer com maiores detalhes como funciona o abastecimento de água e esgoto em Campo Grande. Vera Amaro, presidenta do Bairro Nova Lima, elogiou a iniciativa da concessionária por levar mais conhecimento sobre seus serviços e reforçar o propósito comum de exercer um bom relacionamento.
“Tem muita coisa informada e explicada aqui e que os moradores não fazem a menor ideia. Como embaixadores da Águas Guariroba, adquirimos conhecimentos e informações de enorme utilidade para que sejamos disseminadores dentro do bairro”, avaliou. Vera Amaro disse ainda que reuniões com esses objetivos criam um processo fundamental de relacionamento. “Além das informações que acessamos, o encontro proporciona a segurança de que podemos contar com a empresa quando recorrermos em busca de apoio”, completou.
Detecção de vazamentos internos, importância da limpeza da caixa d’água, noções de sustentabilidade e tarifa social são questões que dominam a pauta do Programa Afluentes. Os líderes comunitários também tiram dúvidas sobre tarifas, serviços da empresa e a relação entre o acesso ao saneamento básico e a saúde da população.
“Esta é uma atividade importantíssima, porque podemos esclarecer as dúvidas que a população tem sobre a distribuição de água em Campo Grande”, afirmou Antonio Borges dos Santos, coordenador geral das comunidades negras rurais quilombolas de Mato Grosso do Sul. “Ficou demonstrado que a empresa está aberta ao diálogo e nos traz muitos esclarecimentos. Nós podemos repassar essas informações para a nossa comunidade. A desinformação ainda é muito grande e somente com conhecimento podemos ajudar a população”, constatou.