O Laboratório de Monitoramento de Qualidade da Água da Águas Guariroba foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro
(Cgcre) em 15 processos e análises realizados para controle da potabilidade da água, desde a captação até a rede de distribuição.
De acordo com a gestora de laboratório da concessionária, Vera Sandim, a acreditação traz ainda mais credibilidade para as análises e eleva o trabalho desenvolvido no monitoramento da qualidade da água para um patamar mais elevado de reconhecimento. A gestora explica que a conquista beneficia diretamente a população, já que a qualidade da água tratada está diretamente ligada à saúde. “O Inmetro é a maior autoridade metrológica do país. Então, ganhamos muito mais confiabilidade nos nossos resultados”.
O processo de acreditação começou há três anos. Neste período, a equipe passou por diversos treinamentos e foi capacitada para as mudanças na rotina de trabalho e na política do laboratório. “Essa conscientização foi fundamental para promover a inclusão de controles analíticos mais rigorosos, a mudança comportamental dos profissionais e a introdução da análise crítica de todos os processos. Tudo tem controle”, afirma Vera Sandim. “Foi bastante desafiador e só foi possível porque tivemos pessoas dispostas e uma equipe totalmente integrada”, destaca.
A água distribuída em Campo Grande é monitorada no laboratório que fica na estação de tratamento de água Guariroba, onde são realizados diariamente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por dia, a Águas Guariroba analisa em média 130 amostras de água. Mensalmente, são verificados 25 mil parâmetros de qualidade, atendendo as normas da Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle e vigilância da água para consumo humano.
Entre as análises acreditadas estão os ensaios biológicos (Coliformes totais, Escherichia coli e Bactérias heterotróficas) e os ensaios químicos (Alumínio, Cobre, Ferro, Manganês, Cor, Turbidez, Nitrogênio Amoniacal, Nitrito, Condutividade, pH, Temperatura e Cloro Residual Livre). Também recebeu acreditação o processo de retirada de amostragem em represas, rede de distribuição, estação de tratamento de água, reservatórios, poços freáticos e profundos, realizados pela equipe de campo. (Assessoria)