Polo turístico, Bonito é referência na gestão sustentável no país, reconhecida nacional e internacionalmente. O município soma a harmonia e a interação com a natureza, com respeito ao meio ambiente. Na cidade vários projetos sustentáveis fortalecem o vínculo de preservação e a comunidade local.
Durante o evento internacional Adventure Week Brazil – Corumbá & Bonito, operadores e jornalistas norte-americanos e europeus conhecerão os atrativos turísticos dos dois destinos. Dentro dos roteiros estabelecidos estão atrativos naturais, culturais, gastronômicos e de projetos sustentáveis, como a Casa do Vidro, com sede na cidade de Bonito, que desde 2014 trabalha com a destinação sustentável das embalagens de vidro.
Realizado pela primeira vez no Brasil o evento acontecerá em Bonito e em Corumbá, entre os dias 6 e 15 abril, e oferecerá a operadores e jornalistas atividades relacionadas ao Ecoturismo e Turismo de Aventura, através de passeios, palestras e rodadas de negócios. A Adventure Week reunirá 15 operadores de viagens, que conhecerão os destinos turísticos a serem trabalhados nos países emissores e cinco jornalistas especializados no segmento. O evento já ocorreu no Equador, Chile, Balcãs e México.
Para preservar os atrativos naturais, o patrimônio e os bens culturais, empresários têm investido em boas práticas sustentáveis. Conforme o proprietário da Casa do Vidro, Carlos Cardinal de Jesus Neto, a responsabilidade sustentável está na destinação correta do vidro.
Entre os principais parceiros estão a comunidade local, a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, a IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), hotéis, atrativos e restaurantes. “A destinação dos resíduos é uma preocupação de todos e a continuidade desse trabalho faz com que, o que seria descarte final, resista a mais uma fase sendo reutilizado”, destaca.
A fábrica recebe mensalmente cerca de cinco mil recipientes de vidro todos têm destinação adequada na linha de produção. De acordo com o empresário, a sustentabilidade e a criatividade são os pilares do trabalho. “A sustentabilidade é nossa maior responsabilidade buscamos a parceria da comunidade e de vários setores. A Casa do Vidro hoje é um ponto de coleta, recebemos qualquer objeto de vidro, desde frascos de remédio, de alimentos, perfumes e bebidas”, ressalta Carlos.
O grande diferencial do produto está na criação de vários objetos, são peças com design exclusivo para decoração e uso doméstico como lustres, xícaras, vasos, copos, o maior foco está na produção de luminárias.
Mesmo com grande número de embalagens de vidro doados pelos colaboradores, todos são acondicionados de forma responsável para evitar o acúmulo de água, que consequentemente são retirados da área urbana, colaborando com o combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da dengue e outas doenças.
No ano passado, a Casa do Vidro conquistou o segundo lugar na categoria “Parceiros do Trade”, com o trabalho “Vidro não é Lixo”, durante o 4º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na Convenção Braztoa 2015, no Rio de Janeiro. Organizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a premiação reconhece as melhores iniciativas de sustentabilidade de toda cadeia turística do país. (Assessoria)