Mato Grosso do Sul no Cinema Indiano? Presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad lidera
articulação para fortalecer laços entre Brasil e Índia no turismo e no cinema.


O senador Nelsinho Trad, que preside pela segunda vez a Comissão de Relações Exteriores do Senado e lidera o Grupo Parlamentar Brasil-Índia, está à frente de um movimento para ampliar a cooperação entre os dois países. Em reunião, nesta semana com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, o parlamentar destacou o potencial de Mato Grosso do Sul como cenário para grandes produções indianas e reforçou a importância do intercâmbio cultural e econômico.
Pantanal como cenário de superproduções
A Índia tem uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo e Bollywood, sua principal referência, pode estar prestes a descobrir o MS como novo destino de filmagens. Durante o encontro, o embaixador Reddy ressaltou que as paisagens naturais do estado (ele visitou Bonito recentemente) são um atrativo para o setor audiovisual indiano e que a parceria pode impulsionar a economia de Mato Grosso do Sul.
O senador Nelsinho Trad, por sua vez, enxerga essa oportunidade como um diferencial. “Essa ideia pode transformar o Pantanal em um polo cinematográfico. Vou levar essa proposta aos prefeitos da região para que possamos incentivar produções internacionais no nosso Estado e fortalecer a economia local”, declarou.
Brasil e Índia já possuem um Acordo de Coprodução Audiovisual, assinado em 2007. Ele permite que filmes feitos em parceria sejam reconhecidos como produções nacionais nos dois países, garantindo acesso a incentivos fiscais, financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), redução da CONDECINE e participação financeira flexível entre 20% e 80% da produção.