• Campo Grande MS, 3 de setembro de 2026
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Campo Grande, 03 de setembro de 2026

Protagonismo de Glorinha reverenciado em Roda Acadêmica da ASL

  • Edson Moraes
  • 29 de abril, 2024
  • Cultura
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Leve, descontraído, intimista, verdadeiro e edificante – estes são alguns dos adjetivos que resumiriam o acolhimento do público que foi até à sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) na noite de quinta-feira, 25, para mais uma Roda Acadêmica. No evento, as leituras e conversas passearam pela generosa oferta de saberes e construções humanas de Maria da Glória Sá Rosa, a inesquecível professora Glorinha, apresentadas por três acadêmicos que conviveram com ela: Maria Serrano, Américo Calheiros e Henrique de Medeiros.

Henrique Medeiros, Marisa Serrano e Américo Calheiros na Roda Acadêmica (Foto: Marcos Volkopff)

Como convidados, os músicos Lenilde Ramos (também escritora) e Paulo Simões e a professora Albana Xavier Nogueira, também alojados no amplo círculo afetivo da homenageada, deram depoimentos emocionados sobre a Professora Glorinha. Na abertura, em uma parceria chancelada com a UFMS (Universidade Federal), a série “Música Erudita” ofereceu aos presentes uma audição especial para a virtuose do violonista, professor e pesquisador musical Evandro Doto. Ele tocou composições de três grandes mestres na área: Geraldo Ribeiro, Aníbal Augusto Sardinha (Garoto) e Levino Albano da Conceição. Os Chás e Rodas Acadêmicas são frutos da parceria entre a ASL e a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, pela Fundação de Cultura do Estado.

PRESENÇA DE VANGUARDA

Cada apresentador abordou acontecimentos, conversas e trechos nas relações com a professora Glorinha. Os relatos evidenciaram a presença de vanguarda, marcante e assídua, nos momentos mais emblemáticos para a afirmação das identidades e vocações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “São várias Glorinhas. Dedicou-se à educação e à cultura em seus mais diferentes compartimentos. Abriu horizontes para a arte, criou soluções e fomentou o crescente envolvimento da sociedade, especialmente os jovens, nos universos do conhecimento”, salientou Marisa, que foi sua colega de bancos escolares e com quem participou do primeiro vestibular no Estado.

Calheiros lembrou da saudável inquietude de Glorinha e de sua obstinada busca por garantias para a produção cultural e pelo mais amplo acesso da sociedade a este bem fundamental. “Ela era professora e tinha um amor por nossa terra desde criança. Depois que chegou de Mombaça, a cearense Glorinha viveu num vai-e-volta constante entre a cidade natal e Campo Grande, onde acabou fixando-se em definitivo”.

Medeiros fez suas observações com base em crônica que escreveu para o livro organizado pela escritora Sylvia Cesco, “A Glória Desta Morena”. Ele apontou com ênfase diversos protagonismos que fizeram de Glorinha uma personalidade de imensurável valor histórico, cultural e humanístico. E afirmou, reportando-se à dinâmica interativa de alguém que todos reconheciam pelas virtudes de nunca deixar de propor e construir conhecimentos, cultura, liberdade e afetividade: “Glorinha, como vemos aqui, é aquela que une e reúne”.

Os convidados capricharam na descrição de singularidades que realçavam a personalidade de Glorinha. Lenilde era vizinha; as famílias de Simões e da professora eram amigas; Albana compartilhava com ela incríveis histórias de avivamento afetivo e artístico-cultural, não só na pesquisa registral, mas nas soluções do ativismo intelectual para o usufruto coletivo.

REVOLUÇÃO

“Ela foi audaciosa. Fez uma revolução cultural”, assinalou Marisa. “Seus nove livros são fontes indispensáveis para quem estiver à procura de informações sobre as identidades locais”, emendou Calheiros. “Sua sólida influência é um estímulo que atravessará gerações, sobretudo no aspecto de entender que são a educação e a cultura que acendem as luzes da liberdade”, definiu Medeiros.

Glorinha foi de uma polivalência impressionante para os mais variados acervos da história e da produção artístico-cultural. Esteve como criadora ou vanguardista de movimentos musicais ─ um deles, o histórico “Prata da Casa” ─, nos palcos (criou o teatro Universitário Campo-grandense), no folclore, na dança, nas artes plásticas, no cinema (criou o Cineclube de Campo Grande), na pintura, no artesanato, na literatura, entre outros.

Lecionou Português, Francês, Literatura e História da Arte. Fundou a Aliança Francesa de Campo Grande e abriu espaços no rádio e na TV para a divulgação cultural. Publicou nove livros autorais e com parcerias. Entre os muitos títulos acadêmicos, era graduada em Línguas Neolatinas (PUC/SP) e imortal da ASL. Professora universitária aposentada, faleceu em 28 de julho de 2016, aos 88 anos.

 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Outras Postagens

PrevAnteriorEmpresário é baleado por dupla encapuzada após ter casa invadida
PróximoVídeo: Foi preso advogado após invadir casa de ex-mulher e ameaçá-laNext
Bem Simples
Whatsapp

Últimas Notícias

Ibovespa em alta de quase 3% e dólar em queda

2 de setembro de 2026

Valor da arroba do boi gordo sobe em Dourados

2 de setembro de 2026

Anvisa suspende venda de lote de água Vitoriosa após detectar coliformes

2 de setembro de 2026

Fechamento de Medicina da UCP em Pedro Juan obriga milhares de alunos a buscar novo destino

2 de setembro de 2026

Capotamento de Hilux mata passageiro e deixa dois feridos na estrada do Forte Coimbra

2 de setembro de 2026

Presidente da CBF Samir Xaud vistoria obras no Morenão

2 de setembro de 2026
Carregar mais
Não há mais notícias para mostrar
WhatsApp

Siga-nos nas redes sociais

  • @FolhadeCG
  • @folhadecg
  • @folhacg

Contato

  • Rua Salim Maluf, 587 - Nova Bandeirantes
  • 67 99216-0497
  • contato@folhacg.com.br
Powered by ♠Dyo51.Com