O livro será lançado também no Rio de Janeiro, em 16 de agosto, pela Livraria da Travessa, e em outras capitais
O jornalista e escritor João Bosco de Castro Martins, 65, paulista radicando há mais de 40 anos em Mato Grosso do Sul, lançou na quinta-feira (4), em Bonito, o livro Diálogos do Ócio, uma bibliografia e inventário de décadas de amizade com o poeta pantaneiro Manoel de Barros, falecido em 2014. O livro também será lançado no Rio de Janeiro, em 16 de agosto, pela Livraria da Travessa, e em outras capitais.
O lançamento ocorreu durante o espaço Café com Letras, uma das atividades da 8ª Flib (Feira Literária de Bonito), que se realiza na Capital do Ecoturismo até sábado. A apresentação da obra pelo seu autor, lembrando os momentos de convivência com o poeta – “além da poesia e de tudo que ele foi e representou, o barato era aquele sorriso largo dele na nossa chegada à sua casa” -, contou com a presença de um grande público, na Praça da Liberdade.
Poeta encanta alunos
Durante a sua fala, Bosco Martins se emocionou com a presença dos alunos de 6 a 10 anos da Escola Municipal Manoel Inácio de Faria, os quais expuseram trabalhos realizados por iniciativa da professora Ligia Cristina Silva, que coordena um projeto focado na obra de Manoel de Barros e inspirado em Diálogos do Ócio. As crianças confeccionaram peças artesanais com produtos colhidos nos quintais de suas casas e ficaram encantados com as poesias do poeta.
“A leitura de seus livros e iniciativas como esta da escola mantêm vivo o Manoel de Barros, ele não morrerá nunca”, disse Bosco Martins, homenageado também pelos alunos da escola com quadro feito com material reciclado sobre a obra do poeta. “Diálogos do Ócio não é apenas uma bibliografia, mas a relação de amizade por mais de três décadas com Manoel de Barros e sua esposa Stela, reunindo fatos que cercaram a vida de um homem simples”, completou.
Presentes ao lançamento do livro a curadora da Flib, Maria Adélia Menegazzo, a diretora da Escola Municipal Manoel Inácio de Faria, Roseli Gambin, e um público formado por escritores e visitantes da feira.