A partir da próxima quinta-feira, 20, estarão disponíveis para os antigos e novos devotos das melhores e mais criativas fontes sonoras incorporadas ao talento criativo de Adilson Big Fernandes. Ícone da música regional, o guitarrista e violonista que abriu os caminhos do rock local com a banda Alta Tensão, criou formações para animar festas e eventos, como a Banda Lilás e a Banda Company, e está lançando o disco “Fusão”, acessível nas plataformas Spotify, Apple Music, Deezer e Amazon Music.
Neste álbum instrumental, Adilson Big Fernandes elabora em nove canções, todas autorais, uma experiência poética e melódica de harmonias cativantes. Com sua fina sensibilidade, o artista entrelaça habilmente os elementos tonais, resultando em harmonias leves e acessíveis do jazz, do rock e do blues. E ele vem em muito boa companhia: Gabriel Andrade (guitarra e violão); Gabriel Basso (piano); Alex Cavaliere (órgão); Edson de Carvalho e Marcelo Ribeiro (contrabaixo); Marcelo Ferreira, Sandro Moreno, Adriel Santos e Marcos Loyola (bateria); Júnior Negreti (sax e flauta).
O disco transcende os limites musicais, propondo uma mistura envolvente de ritmos, influências e sonoridades. O Projeto Fusão é financiado com recursos da Prefeitura de Campo Grande-MS, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). Os muitos fãs que já conhecem e acompanham Big em sua estrada, quem ainda precisa conhecê-lo e os amantes da criatividade artística são presenteados agora, nesta combinação de reencontro e encontro com um vertedouro criativo que virou sinônimo da genialidade artística guaicuru.
QUEM É – Adilson Big Fernandes é empresário musical, compositor e multi-instrumentista. Sua coroada carreira se estende por mais de 50 anos. É uma verdadeira lenda viva da arte no interior do País. No final dos anos 1980 fundou a banda Alta Tensão, que cravou o marco do Heavy Metal em Campo Grande e foi reconhecido pela crítica como o grande representante do gênero na região Centro-Oeste na época.
Em 1993, a parceria com o saxofonista Marcos Bezerra gerou a Banda Lilás, pioneira no estilo banda-show e referência no segmento de formaturas, casamentos e festas em geral. Em 1996, outra criação, a Banda Big Company, também focada em eventos e celebrações. Todos esses projetos deixaram uma marca indelével na cena musical de Campo Grande e arredores, em uma época em que o estado fervilhava com bailes e eventos temáticos.
A discografia de Adilson Big Fernandes é uma verdadeira obra-prima da música sul-mato-grossense. Seu legado inclui o aclamado álbum.
“Metalmorfose” com a banda Alta Tensão (1981), o CD “Mistura Danada” com a Banda Company (2008) e o álbum de música instrumental autoral intitulado “Beira Rio” (2015). Além disso, sua deliciosa composição “Descendo o Rio Jatobá” foi selecionada para integrar o disco de número 04, faixa 20, da coletânea comemorativa dos 50 anos do Grupo Acaba.
NOS PALCOS – Presença constante nos canais de streaming de vídeo, Big já subiu – e continua – nos palcos ao lado de renomados artistas, entre os quais Carlos Colman, Celito Espíndola, Tostão & Guarani e Geraldo Espíndola. Em maio deste ano lançou o single Kikiô (de Geraldo Espíndola), com um arranjo repaginado por sua guitarra marcante e voz adocicada, revigorando o grande clássico da música sul-mato-grossense.
Big também é gestor das bandas Company Trio, Four Sounds e do Encontros de Quarentena. Percorre, com seus dons, vários instrumentos, da guitarra à bateria, dos teclados ao contrabaixo. Sua dedicação e a visão criativa impulsionam a cena musical de Mato Grosso do Sul, proporcionando experiências inesquecíveis ao público.