Ex-parlamentar é saudado por grande público no lançamento da obra literária
Um dos protagonistas da consolidação político-institucional do Estado, ao perfilar em 1979 no grupo de 18 deputados estaduais que elaboraram a primeira Constituição de Mato Grosso do Sul, Walter Benedito Carneiro teve seu livro biográfico lançado em concorrido ato na Assembleia Legislativa. Na terça-feira (27), mais de 200 pessoas foram ao Palácio Guaicurus para buscar o autógrafo do político e do autor do livro, o jornalista e escritor Edson Moraes.
Vários nomes da política, da literatura, das artes e dos negócios destacaram a importância da publicação para os registros memoriais da história regional. O livro, com 150 páginas e chancelado pela Editora Life, recebeu um título curioso: ‘Um Benedito Guaicuru, de Caneta, Chapa e Cruz… Maltino’. Assinaram o prefácio e a apresentação a professora Leocádia Aglaé Petry Leme, primeira reitora da Universidade Estadual (Uems), e o advogado e ex-deputado Cleomenes Nunes da Cunha.
O Benedito do título identifica a família, que tem o nome nas suas certidões. Ele é um dos festeiros do santo em Mato Grosso. Guaicuru é referência aos índios que habitavam Mato Grosso do Sul. Caneta é a associação com a política e o conhecimento, já que Carneiro escreveu, a caneta, de próprio punho, a emenda criadora da Uems. “Chapa e cruz” é expressão usada pelos mato-grossenses para cravar sua origem. E Maltino deriva da Cruz de Malta, símbolo do Vasco da Gama, seu clube de coração.
Nascido em Cuiabá, médico veterinário, vereador em Dourados e deputado em três legislaturas, o biografado foi cumprimentado por um grande número de lideranças atuais e contemporâneas, entre as quais os deputados estaduais Gerson Claro, presidente da Alems, Coronel David, Rinaldo Modesto, Mara Caseiro, Zé Teixeira e Paulo Corrêa; deputado federal Geraldo Resende e o ex-governador André Puccinelli.
Ao lado da esposa Elizete e dos filhos Waltinho Jr, João Alfredo, Kassilene e Graziele, e os netos, Walter Carneiro disse que, aos 81 anos, tem a consciência tranquila e faria tudo outra vez.