A Liga Breaking celebra a Cultura Hip Hop nos seus 50 anos, dia 11 e 12 de novembro no Teatro de Arena Horto Florestal, com workshops, palestras, atrações culturais e esportivas, as tradicionais Batalhas de Breaking, Best Tricks 5° Edição Liga Skate, Apresenta outras expressões visuais, como apresentações artísticas locais, estaduais, nacionais, internacionais, além de diversas atividades que atingem um público de cerca de 5000 pessoas com amplo alcance via comunicação.
Troca de experiências, celebração, confraternização, competição, empreendedorismo, qualificação, fomento econômico e cultural compõem o significado e a importância de um festival Hip Hop, como o que a Liga Breaking realiza há 14 anos.
A cultura Hip Hop que despontou no Brasil na década de 80, pouco depois de seu surgimento mundial em meados dos anos 70, surge nos guetos, das minorias, das classes sociais mais oprimidas. Essa manifestação cultural se desenvolveu de forma autônoma e coletiva em todas as expressões artísticas (musical, visual, literária, corporal e comportamental), para identificar e influenciar toda uma geração, como uma cultura das periferias que hoje atravessa e inspira as diversas linguagens da Artes, contemporânea desde aldeias indígenas a populações urbanas, a partir da originalidade e da potência criativa do Breaking, Rap, DJ e Graffiti.
Para além da importância estética, os conteúdos abordados trazem a voz da resistência das comunidades populares, das populações afrodescendentes, das mulheres e da juventude, grupos em sua maioria excluídos das políticas públicas e da produção de conhecimento e riqueza na sociedade. Neste sentido, o Hip Hop tem exercido um importante papel, transformando vidas e territórios, promovendo inclusão social e cidadania, ao dar oportunidades de expressão artística e profissionalização.
A Liga Breaking sempre teve entre seus objetivos difundir e consolidar a Cultura Hip Hop, esta linguagem de identificação imediata com a juventude, o que já realiza por décadas de forma independente e coletiva. Essa difusão e intercâmbio entre seus pares revelam novos talentos, pois incentiva a formação de artistas e cativa o público. Além disso, a ampliação de acesso à cultura para a juventude (público em fase de formação e que dispõem de menos equipamentos, investimentos e políticas públicas) é proporcionada pela qualidade dos eventos e atrações apresentadas, seduzindo e atraindo seu público, somados à facilidade de acesso, gratuidade do evento e ao intercâmbio que fortalece os coletivos, academias e ao próprio movimento.
Inclusão e cidadania, sem distinção de credo, cor ou idade, a Liga Breaking preza pelos valores culturais na formação do indivíduo para a melhoria das condições de vida na sociedade, e para isso utiliza o Hip Hop, a cultura que se universalizou, dando vez e voz para a periferia e tornando o Breaking modalidade olímpica, com estreia em 2024, Paris.