O presidente do PSB, Ricardo Ayache, emitiu nota afirmando que conversa com vários partidos sobre as eleições deste ano. O prefeito de Campo Grande e pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD), afirmou durante entrevista a Difusora FM Pantanal na manhã desta sexta-feira (11) que Ayache teria aceitado o convite e que estava quase tudo certo para ser seu vice na chapa, restando apenas uma definição no cenário nacional entre a federação do PT com PSB
Na entrevista o prefeito afirmou que a conversa vem sendo definida há tempos e não passou por ‘acertos ou acordos’. “Não foi uma conversa da madrugada, de acertos ou acordos de gabinete, de grupo ou coligações. A pessoa que a gente está conversando tem a ficha limpa e é reconhecida no Estado, o nome dele é Ricardo Ayache”, pontuou.
Em nota, o dirigente do PSB e atual presidente da Cassems agradeceu o convite feito por Trad, mas reforçou que aguarda as ‘definições da executiva nacional’. Afirmando que segue conversando com todos os partidos e, no momento, ainda não tem nada definido para o pleito eleitoral no Mato Grosso do Sul para este ano.
“Nesse momento de definições e alinhamentos políticos é natural que surjam convites aos que se colocam à disposição do debate e da construção de um projeto de sociedade, que é o que sempre fiz. Fui autorizado pela executiva nacional a fazer essa interlocução com os partidos. No entanto, reitero que qualquer definição quanto a minha participação no pleito eleitoral deste ano passa por definições partidárias nacional e, antes de tudo, do debate e da construção de um projeto junto aos que me acompanham em tantos anos de trabalho”, ressaltou.
Apesar de Marquinhos ter revelado os planos de ter Ayache como seu vice em uma eventual chapa para a disputa do governo do Estado, há vários fatores a serem considerados para a confirmação.
Por enquanto, nem mesmo a candidatura dele está completamente confirmada. Para isso ocorrer, ele terá de renunciar a mais de dois anos de mandato de prefeito que ainda tem pela frente, para disputar as eleições deste ano.
NOTA DE RICARDO AYACHE
Nesse momento de definições e alinhamentos políticos é natural que surjam convites aos que se colocam à disposição do debate e da construção de um projeto de sociedade, que é o que sempre fiz. Na condição de presidente do PSB/MS e com a autorização da Executiva Estadual e Nacional, tenho sido o interlocutor no diálogo com todas as forças e lideranças políticas, buscando a construção de uma aliança que contribua efetivamente com a garantia de mais conquistas e avanços para o nosso Estado, para o nosso povo.
No entanto, reitero que qualquer definição quanto a minha participação no pleito eleitoral deste ano passa por definições partidárias nacional e, antes de tudo, do debate e da construção de um projeto junto aos que me acompanham em tantos anos de trabalho. O Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso do Sul (PSB), seguindo a orientação nacional, estabeleceu como estratégia eleitoral dialogar com todas as forças democráticas e progressistas que têm como compromisso o desenvolvimento sustentável do Estado, com geração de empregos, promoção dos direitos sociais, investimento em infraestrutura, inovação e tecnologia, fortalecimento das políticas públicas, prioritariamente, a saúde, educação, inclusão social e segurança pública.
Recebi, sim, o convite do prefeito Marquinhos Trad, pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o que me honra muito, assim como o de outros pré-candidatos, reflexo da necessidade de buscarmos soluções para a saúde pública, que é um enorme anseio da população.
Por ora, sigo focado na principal missão que me foi dada nos últimos meses: o enfrentamento ao Coronavírus e sigo, sempre, disposto ao diálogo e ao bom debate de ideias, que são o caminho para a construção de um futuro de mais oportunidades e justiça social para todos.
Ricardo Ayache