O animal era um gato-mourisco, que pode medir mais de 80 centímetros
Um “gato estranho” escondido atrás do armário uma casa em Amambai, município a 361 km de Campo Grande, mobilizou a Polícia Militar Ambiental. O animal, na realidade, era um gato-mourisco, ou gato-do-mato. Assista o vídeo:
O gato, de pelagem cinza, estava acuado e escondido. A equipe da PMA identificou que se tratava de um felino silvestre da espécie jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco ou gato-do-mato.
Sem ferimentos, o peludo foi capturado e solto em uma mata pelos policiais.
Gato-mourisco
Segundo informações da Associação Onçafari, que trabalha na preservação de animais em vários biomas brasileiros, inclusive de onças-pintadas no Pantanal sul-mato-grossense, o gato-mourisco mede de 48 a 83 cm de comprimento e sua cauda mede de 27 a 59 cm.
Ele pode pesar de 3,7 a 9 kg, com machos maiores que fêmeas. A coloração varia do preto, marrom para o cinza, areia e marrom-avermelhado, com cores intermediárias e melânicas comuns.
Tem pupilas redondas, em vez de mais elípticas como outros felinos, e isso pode ser reflexo de seus hábitos diurnos.
Na natureza, a maioria das observações é de indivíduos solitários, mas em cativeiro eles são bastante sociáveis. A espécie pode se alimentar de, praticamente, tudo que puderem comer, variando entre mamíferos de pequeno e médio porte, cobras, lagartos, aves, insetos, peixes e anfíbios.