O município de Porto Murtinho (MS), que fica a 438,4 km de Campo Grande, bateu os 39,5°C na quarta-feira (10), maior temperatura registrada no Brasil segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foi neste cenário que dois vira-latas chamaram a atenção de moradores ao correrem atrás de um caminhão pipa que molhava uma rua de terra da cidade.
É possível ver os dois cachorros brincando embaixo dos jatos de água esguichados pelo caminhão. Como o veículo andava devagar, os animais conseguem acompanhá-lo facilmente.
Veja as cidades mais quentes do país na última quarta, segundo o Inmet:
Porto Murtinho (MS): 39,5°C
Sobral (CE): 37,7°C
Jardim (MS): 37,1°C
Caicó (RN): 37,0°C
Coronel Pacheco (MG): 36,9°C
Cambuci (RJ): 36,8°C
Morada Nova (CE): 36,6°C
Nesta quinta (11), chuva pode aliviar o calor na região, que faz fronteira com o Paraguai. No entanto, a máxima ainda fica em 39 ºC, informa o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
De acordo com a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, podem acontecer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento em todo Mato Grosso do Sul. “Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade juntamente com a aproximação de uma frente fria”, disse.