Uma abordagem da GCM (Guarda Civil Metropolitana) no Terminal Júlio de Castilho, em Campo Grande, terminou em confusão na noite dessa terça-feira (5)
De um lado, servidores da segurança pública alegam que foram xingados e agredidos ao tentarem impedir o uso de drogas no local. Do outro, adolescentes relatam abuso de poder e violência. Parte da situação foi filmada.
Nos vídeos é possível ver o começo da confusão. A menina de 17 anos encarra um guarda municipal e o desafia a bater nela. Ela ainda empurra o servidor, que recua, mas é seguido pela adolescente. A todo momento, a jovem vai para cima do homem fardado. O irmão gêmeo dela ainda tenta segurá-la algumas vezes, mas alterada, ela pede que a soltem.
Conforme apurado pela reportagem, toda a confusão acontece depois que guarda do terminal sente um forte cheiro de maconha vindo do grupo de adolescente e pede para eles pararem de usar drogas no local. A conversa começa com o irmão da adolescente, mas ela imediatamente age para “defender” o gêmeo.
Até os funcionários do terminal tentam intervir na situação, mas sem sucesso. Por isso, reforço foi chamado.
Com a chegada de uma nova viatura, a situação piora. O menino de 17 anos é detido e a irmã se descontrola. Enquanto o adolescente é imobilizado, a jovem grita para soltarem ele. O menino também tenta reagir e é jogado no chão, imobilizado e algemado.
No tempo que o guarda está no chão com o rapaz, a menina chuta a cabeça dele, o que causa um ferimento no rosto do servidor. Nervosa, a jovem chega a desmaiar, mas acorda pouco depois, ainda alterada. Para evitar a apreensão do gêmeo ela chega a se colocar na frente da porta do camburão. “Por favor, solta ele”.
Em outros vídeos, é possível ver a menina ameaçar um guarda “Você vai morrer, tá na minha lista”. Por fim, ela também é detida, tentar reagir e é jogada no chão por um dos guardas.
Enquanto o adolescente foi levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, a menina foi socorrida até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Mônica.