Secretário prevê avanços em logística, segurança e modernidade no tráfego em polos econômicos
A autorização para concessão de importantes trechos rodoviários em Mato Grosso do Sul é mais um resultado positivo que marca a relação entre o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o presidente Lula (PT). Esta foi a conclusão do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, sobre a autorização ao Estado para a concessão da BR-262, de Campo Grande a Três Lagoas; da BR-267, de Nova Alvorada do Sul a Bataguassu; e da MS-040, de Campo Grande a Bataguassu.
Verruck explicou que esses trechos já integravam um projeto do Escritório de Parceria Estratégica do Estado e aguardavam a autorização federal, que foi concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua recente visita a Corumbá. Estas vias serão duplicadas e receberão outras melhorias, incluindo a construção de terceiras pistas.
O secretário destacou a importância do entendimento para a logística e a trafegabilidade, lembrando que Riedel já havia agendado uma reunião para dezembro com a B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, para tratar da autorização. “Esses trechos são essenciais para a área que mais cresce em Mato Grosso do Sul, devido ao volume de veículos”, pontuou Verruck.
Outro ponto ressaltado por Verruck é a expansão industrial que as regiões nesta parte do Estado vêm experimentando, sobretudo no setor de celulose. “Não podemos falar sobre a indústria de celulose sem mencionar a madeira. Hoje, Mato Grosso do Sul tem um milhão e meio de hectares de floresta plantada na Costa Leste”, disse.
“Esta área de eucalipto substituiu pastagens, sem desmatar o cerrado, e trouxe a indústria de celulose”, completou. Para exemplificar, ele citou a maior fábrica do produto no mundo, da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, já inaugurada, e a construção da quinta indústria em Inocência, da Arauco, com a mesma dimensão e já em fase de implantação.
Confira o vídeo: