Nesta segunda-feira, dia 1º, é comemorado o Dia do Trabalhador, um dos feriados mais esperados para quem trabalha, e o comércio de Campo Grande por exemplo, não poderá abrir as portas. Já os mercados poderão abrir normalmente no feriado.
No caso do comércio da Capital, a proibição de funcionamento está definida na legislação municipal, na Lei Complementar nº 81/2006, sob pena de multa caso haja descumprimento. A Lei ainda estabelece que está proibida a abertura do comércio nos feriados de Ano Novo; Sexta-feira Santa; Finados e Natal.
Supermercados
De acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) os estabelecimentos poderão funcionar normalmente, porém os que optarem pela abertura, deverão conceder folgas compensatórias aos funcionários. Nos meses em que houver dois ou mais feriados, as folgas compensatórias podem ser concedidas em até 60 dias, após o feriado.
Nas outras cidades de Mato Grosso do Sul, as empresas devem estar atentas à Lei Orgânica do município, Acordo Coletivo firmado com o sindicato laboral ou federação dos trabalhadores, Convenção Coletiva firmada para a cidade, ou região.
Shoppings
O Shopping Campo Grande funcionará normalmente na segunda-feira, das 10h às 22h, com lojas, lazer e alimentação abertas de forma facultativa. O Bosque dos Ipês terá apenas a praça de alimentação e entretimentos funcionando, inclusive cinema, das 10h às 22h.
Já o Norte Sul Plaza irá abri somente a praça de alimentação, das 11 às 21h.
Os órgãos estaduais, como o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), não terão expediente no dia 1º de maio, bem como na Prefeitura de Campo Grande. Já serviços essenciais como unidades de saúde seguem funcionando e haverá plantão de vacinação nos postos UBS Dona Neta, UBS 26 de Agosto, USF Moreninha, USF São Francisco, USF Silvia Regina, USF Noroeste e USF Batistão.