Sibipiruna centenária é incendiada e cai, interditando rua em Campo Grande
Um ato de vandalismo chocou os moradores do bairro Amambaí, em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (6). Uma árvore da espécie sibipiruna, centenária e oca, foi incendiada criminosamente e caiu, interditando totalmente a Rua Engenheiro Roberto Mange, entre as ruas Luís Gama e Paissandú.
A moradora Silvana Cristina Cruz, de 42 anos, que reside na região desde a infância, relatou ter visto fumaça saindo da árvore na noite anterior ao incidente. “Vi a fumaça saindo no fim da tarde, por volta das 19 horas. Ainda pela manhã tinha fogo, mas ouvi o barulho dela caindo às 11 horas. Eu acredito que sejam os andarilhos, porque escondem coisas nessas árvores, que considero já condenadas. Estão todas ocas”, detalhou.
A Defesa Civil foi acionada para atender a ocorrência e confirmou que o incêndio foi criminoso. Segundo o coordenador do órgão, Adolfo Scipião, a árvore não apresentava sinais de doença ou fragilidade causados por fatores naturais, o que indica que o fogo foi a causa direta da queda.
“Chegando na obstrução de via, de uma árvore caída e pasmem: não foi um acidente, não foi uma interferência do tempo. Foi um fogo criminoso na árvore. Estamos aqui para resolver o problema e liberar a via”, reforçou Scipião.
A equipe da Defesa Civil realizou o corte e a remoção dos galhos da árvore, com o apoio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). A ação gerou transtornos no trânsito local, mas a via já foi liberada para o tráfego de veículos.
O caso evidencia a necessidade de maior segurança e fiscalização em áreas verdes da cidade, além de conscientização sobre a importância da preservação ambiental.